Esta atividade sobre “Crônica” pode ser baixada em PDF no final desta página e seu respectivo gabarito encontra-se após a atividade. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
COMPARTILHE NOSSO SITE!!
Atividade sobre Crônica – 7º Ano
Leia o texto a seguir e responda às questões.
Silêncio no ônibus
Martha Medeiros
Era uma manhã qualquer e o ônibus seguia seu trajeto comum, quando notei algo estranho: o silêncio. Não havia música alta, ninguém falava ao telefone, nenhuma criança chorava. As pessoas estavam apenas… quietas. Algumas liam, outras olhavam pela janela. O motorista parecia compenetrado, os passageiros pareciam respeitar aquele momento de calmaria.
Foi quando me dei conta do quanto o silêncio é raro. Estamos sempre rodeados de barulho: trânsito, conversas, notificações, chamadas. O silêncio, quando aparece, soa até desconfortável.
Naquele momento, não era. Era confortável. Um presente inesperado antes do dia começar. Fiquei com vontade de agradecer aos desconhecidos por aquele pequeno milagre cotidiano. E pensei: talvez o silêncio não seja ausência, mas presença de algo maior — paz.
(Fonte adaptada do livro Doidas e Santas)
1.O texto “Silêncio no ônibus” é um exemplo de qual gênero textual?
a) Notícia
b) Fábula
c) Crônica
d) Artigo de opinião
2. Explique com suas palavras o que caracteriza o gênero textual “crônica”.
3. Qual o tema central da crônica?
a) A eficiência do transporte público
b) A importância da leitura
c) O valor do silêncio no cotidiano
d) O comportamento dos motoristas
4. O trecho “um presente inesperado antes do dia começar” é um exemplo de:
a) Linguagem formal
b) Ironia
c) Metáfora
d) Hipérbole
5. No texto, a autora comenta que o silêncio parece desconfortável. Por que ela muda de opinião ao final da crônica?
6. O tom da crônica pode ser classificado como:
a) Cômico e sarcástico
b) Reflexivo e poético
c) Jornalístico e impessoal
d) Trágico e dramático
7. A autora agradece mentalmente aos passageiros pelo silêncio. O que essa atitude revela sobre o olhar da cronista para o cotidiano?
8. A crônica é um gênero que costuma tratar de:
a) Fatos históricos e científicos
b) Assuntos cotidianos com tom subjetivo
c) Informações técnicas de forma objetiva
d) Regras gramaticais de forma expositiva
9. Reescreva o seguinte trecho com suas próprias palavras:
“Talvez o silêncio não seja ausência, mas presença de algo maior — paz.”
10. O narrador do texto é:
a) Em terceira pessoa, observador
b) Um personagem fictício
c) A autora, falando de sua própria experiência
d) Um narrador onisciente
11. Qual passagem do texto revela a surpresa da autora com o ambiente silencioso no ônibus?
12. A função principal do texto é:
a) Convencer o leitor a andar de ônibus
b) Informar sobre um fato político
c) Refletir sobre o valor do silêncio
d) Ensinar boas maneiras no transporte público
13. Você concorda com a visão da autora sobre o silêncio? Justifique sua resposta com base em sua experiência.
14. Em “Estamos sempre rodeados de barulho”, a palavra “rodeados” tem o sentido de:
a) Cercados
b) Confusos
c) Interrompidos
d) Isolados
15. Escreva uma pequena crônica (10 a 12 linhas) sobre alguma situação cotidiana que tenha feito você refletir. Pode ser um momento no transporte público, na escola, em casa, etc.
BAIXAR ATIVIDADE
Gabarito:
1. C
2. (Resposta pessoal: deve mencionar que a crônica trata de temas cotidianos, com linguagem informal e subjetiva.)
3. C
4. C
5. (Resposta pessoal: porque percebe que o silêncio traz conforto e paz.)
6. B
7. (Resposta pessoal: revela um olhar sensível para as pequenas coisas do cotidiano.)
8. B
9. (Resposta pessoal: ex.: “O silêncio pode significar tranquilidade e não apenas a falta de som.”)
10. C
11. (Resposta: “notei algo estranho: o silêncio.”)
12. C
13. (Resposta pessoal)
14. A
15. (Produção autoral)