Atividade sobre Crônica – 7º Ano (com Gabarito)

Esta atividade sobre “Crônica” pode ser baixada em PDF no final desta página e seu respectivo gabarito encontra-se após a atividade. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

Atividade sobre crônica - professora Suzana

Atividade sobre Crônica – 7º Ano

Leia o texto a seguir e responda às questões. 

Silêncio no ônibus

Martha Medeiros 

Era uma manhã qualquer e o ônibus seguia seu trajeto comum, quando notei algo estranho: o silêncio. Não havia música alta, ninguém falava ao telefone, nenhuma criança chorava. As pessoas estavam apenas… quietas. Algumas liam, outras olhavam pela janela. O motorista parecia compenetrado, os passageiros pareciam respeitar aquele momento de calmaria.

Foi quando me dei conta do quanto o silêncio é raro. Estamos sempre rodeados de barulho: trânsito, conversas, notificações, chamadas. O silêncio, quando aparece, soa até desconfortável.

Naquele momento, não era. Era confortável. Um presente inesperado antes do dia começar. Fiquei com vontade de agradecer aos desconhecidos por aquele pequeno milagre cotidiano. E pensei: talvez o silêncio não seja ausência, mas presença de algo maior — paz.

(Fonte adaptada do livro Doidas e Santas)

1.O texto “Silêncio no ônibus” é um exemplo de qual gênero textual?
a) Notícia
b) Fábula
c) Crônica
d) Artigo de opinião

2. Explique com suas palavras o que caracteriza o gênero textual “crônica”.

3. Qual o tema central da crônica?
a) A eficiência do transporte público
b) A importância da leitura
c) O valor do silêncio no cotidiano
d) O comportamento dos motoristas

4. O trecho “um presente inesperado antes do dia começar” é um exemplo de:
a) Linguagem formal
b) Ironia
c) Metáfora
d) Hipérbole

5. No texto, a autora comenta que o silêncio parece desconfortável. Por que ela muda de opinião ao final da crônica?

6. O tom da crônica pode ser classificado como:
a) Cômico e sarcástico
b) Reflexivo e poético
c) Jornalístico e impessoal
d) Trágico e dramático

7. A autora agradece mentalmente aos passageiros pelo silêncio. O que essa atitude revela sobre o olhar da cronista para o cotidiano?

8. A crônica é um gênero que costuma tratar de:
a) Fatos históricos e científicos
b) Assuntos cotidianos com tom subjetivo
c) Informações técnicas de forma objetiva
d) Regras gramaticais de forma expositiva

9. Reescreva o seguinte trecho com suas próprias palavras:

“Talvez o silêncio não seja ausência, mas presença de algo maior — paz.”

10. O narrador do texto é:
a) Em terceira pessoa, observador
b) Um personagem fictício
c) A autora, falando de sua própria experiência
d) Um narrador onisciente

11. Qual passagem do texto revela a surpresa da autora com o ambiente silencioso no ônibus?

12. A função principal do texto é:
a) Convencer o leitor a andar de ônibus
b) Informar sobre um fato político
c) Refletir sobre o valor do silêncio
d) Ensinar boas maneiras no transporte público

13. Você concorda com a visão da autora sobre o silêncio? Justifique sua resposta com base em sua experiência.

14. Em “Estamos sempre rodeados de barulho”, a palavra “rodeados” tem o sentido de:
a) Cercados
b) Confusos
c) Interrompidos
d) Isolados

15. Escreva uma pequena crônica (10 a 12 linhas) sobre alguma situação cotidiana que tenha feito você refletir. Pode ser um momento no transporte público, na escola, em casa, etc.

BAIXAR ATIVIDADE

Gabarito:

1. C

2. (Resposta pessoal: deve mencionar que a crônica trata de temas cotidianos, com linguagem informal e subjetiva.)

3. C

4. C

5. (Resposta pessoal: porque percebe que o silêncio traz conforto e paz.)

6. B

7. (Resposta pessoal: revela um olhar sensível para as pequenas coisas do cotidiano.)

8. B

9. (Resposta pessoal: ex.: “O silêncio pode significar tranquilidade e não apenas a falta de som.”)

10. C

11. (Resposta: “notei algo estranho: o silêncio.”)

12. C

13. (Resposta pessoal)

14. A

15. (Produção autoral)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *