Este simulado SAEB com vários descritores pode ser baixado em PDF ao final desta página e seu respectivo gabarito também pode ser encontrado na área inferior desta mesma página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
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Simulado SAEB – 9º ano
(Interpretação e análise textual – Diversos descritores)
Leia o texto e responda às questões.
O futuro da alimentação
Em um mundo cada vez mais populoso, a produção de alimentos precisará dobrar até 2050, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Cientistas e empreendedores já buscam soluções alternativas para essa demanda: carnes cultivadas em laboratório, vegetais geneticamente modificados e até insetos como fonte de proteína.
O consumo consciente também é uma tendência: reduzir o desperdício de alimentos e optar por dietas mais sustentáveis. Pesquisas mostram que cerca de 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados, enquanto milhões de pessoas passam fome.
Ainda que novas tecnologias tragam esperança, é importante lembrar que mudanças culturais e políticas públicas terão papel essencial. A aceitação do público a essas inovações será decisiva para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação segura, saudável e suficiente no futuro.
Fonte: Revista Galileu, adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/
1. (D3) – Identificar o tema de um texto:
Qual é o tema principal do texto?
a) A evolução das dietas vegetarianas.
b) A importância da agricultura tradicional.
c) As alternativas para garantir a alimentação no futuro.
d) O impacto dos insetos na culinária moderna.
2. (D5) – Estabelecer relação entre partes do texto:
A menção ao desperdício de alimentos no texto tem como objetivo:
a) Demonstrar que novas tecnologias são desnecessárias.
b) Alertar para práticas que podem agravar a fome mundial.
c) Incentivar o aumento da produção agrícola.
d) Valorizar o trabalho da FAO.
3. (D7) – Identificar a tese de um texto:
A tese defendida no texto é que:
a) Apenas novas tecnologias resolverão o problema da fome.
b) A mudança cultural é suficiente para erradicar a fome.
c) A produção de alimentos deve ser feita exclusivamente em laboratórios.
d) A combinação de tecnologia, políticas públicas e conscientização é fundamental para o futuro da alimentação.
Leia o texto e responda às questões.
O silêncio dos oceanos
A poluição sonora nos oceanos é uma ameaça crescente para a vida marinha. Ruídos de embarcações, atividades de extração de petróleo e construção de infraestruturas subaquáticas alteram a comunicação de baleias, golfinhos e peixes, prejudicando suas migrações, alimentação e reprodução.
Pesquisas recentes indicam que o barulho excessivo pode levar ao estresse crônico, o que afeta a saúde desses animais. Algumas espécies mudaram suas rotas migratórias ou passaram a evitar determinadas áreas.
Com a redução do tráfego marítimo durante a pandemia de COVID-19, cientistas observaram um raro fenômeno: mares mais silenciosos. Isso trouxe alívio temporário aos ecossistemas marinhos e mostrou que ações humanas têm impacto direto e rápido na saúde dos oceanos.
Fonte: National Geographic Brasil, adaptado de: https://nationalgeographicbrasil.com/
4. (D3) – Identificar o tema de um texto:
O texto aborda principalmente:
a) A poluição das águas por resíduos químicos.
b) O impacto do barulho humano na vida marinha.
c) A migração das espécies para águas geladas.
d) A reprodução de baleias em cativeiro.
5. (D6) – Estabelecer relação causa/consequência entre partes do texto:
De acordo com o texto, o barulho excessivo nos oceanos causa:
a) Aumento da reprodução dos peixes.
b) Mudança nos padrões de migração de animais marinhos.
c) Redução do tráfego marítimo comercial.
d) Melhoria da qualidade da água.
6. (D14) – Distinguir fato de opinião:
Assinale a alternativa que apresenta uma opinião do autor:
a) “Ruídos de embarcações alteram a comunicação de baleias.”
b) “Pesquisas indicam que o barulho pode levar ao estresse crônico.”
c) “O silêncio dos oceanos é um fenômeno raro e positivo.”
d) “Espécies mudaram suas rotas migratórias.”
Leia o texto e responda às questões.
Os livros e a tecnologia
Com a popularização dos e-books e audiolivros, muitos acreditaram que o livro impresso estava condenado ao desaparecimento. No entanto, dados recentes mostram que as vendas de livros físicos continuam fortes em diversos países, inclusive no Brasil.
Pesquisadores sugerem que o livro impresso oferece uma experiência sensorial que não pode ser substituída: o toque das páginas, o cheiro do papel, a facilidade para folhear. Além disso, a leitura em telas por longos períodos pode causar fadiga ocular.
Apesar disso, é inegável que a tecnologia democratizou o acesso à leitura. Audiolivros, por exemplo, ajudam pessoas com deficiência visual ou com pouco tempo para lerem mais. A convivência entre o tradicional e o digital parece ser o caminho para o futuro da leitura.
Fonte: BBC News Brasil, adaptado de: https://www.bbc.com/portuguese
7. (D3) – Identificar o tema de um texto:
O texto trata principalmente:
a) Da queda do mercado editorial no Brasil.
b) Da convivência entre livros impressos e tecnologia.
c) Do impacto ambiental da produção de livros.
d) Das desvantagens dos audiolivros.
8. (D7) – Identificar a tese de um texto:
A tese central defendida no texto é:
a) O livro impresso será substituído rapidamente.
b) As telas são mais eficazes para a leitura.
c) O tradicional e o digital devem coexistir na leitura.
d) Apenas o livro físico proporciona uma boa experiência de leitura.
9. (D2) – Localizar informações explícitas em um texto:
Segundo o texto, uma vantagem dos audiolivros é:
a) Ajudar na preservação das florestas.
b) Reduzir a fadiga ocular.
c) Facilitar o acesso para pessoas com deficiência visual.
d) Evitar o consumo de eletricidade.
Leia o texto e responda às questões.
Cidade inteligente: o futuro urbano
As chamadas cidades inteligentes utilizam tecnologia da informação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, tornando serviços públicos mais eficientes e sustentáveis. Sistemas de transporte monitorados em tempo real, coleta seletiva de lixo automatizada e iluminação pública inteligente são exemplos dessas inovações.
Esses avanços não se destinam apenas ao conforto: eles visam também à preservação do meio ambiente e à redução de desigualdades sociais. Por meio da coleta de dados, é possível planejar melhor o crescimento urbano e atender a demandas específicas de saúde, segurança e educação.
No entanto, especialistas alertam: o sucesso das cidades inteligentes depende de políticas públicas transparentes e do acesso igualitário à tecnologia, para que todos os cidadãos sejam beneficiados, e não apenas uma parcela da população.
Fonte: Exame, adaptado de: https://exame.com/
10. (D3) – Identificar o tema de um texto:
O texto fala principalmente sobre:
a) O crescimento desordenado das grandes cidades.
b) A necessidade de reduzir o consumo de energia.
c) A tecnologia como ferramenta para melhorar a vida urbana.
d) O aumento da poluição nas metrópoles.
11. (D5) – Estabelecer relação entre partes do texto:
O objetivo de coletar dados nas cidades inteligentes é:
a) Reduzir o número de prédios em áreas urbanas.
b) Planejar o crescimento urbano de forma mais eficiente.
c) Criar barreiras de acesso à tecnologia.
d) Substituir completamente os serviços públicos tradicionais.
12. (D16) – Inferir o sentido de uma palavra pelo contexto:
O que significa a palavra “sustentáveis” no contexto do texto?
a) Que não se desgastam com o tempo.
b) Que são planejados para durar muito tempo.
c) Que visam proteger o meio ambiente e ser viáveis a longo prazo.
d) Que consomem muitos recursos naturais.
Leia o texto e responda às questões.
O poder do hábito
Hábito é uma rotina de comportamento que se repete regularmente e tende a ocorrer de forma automática. Estudos mostram que os hábitos são formados por um ciclo de três etapas: deixa, rotina e recompensa.
A deixa é o estímulo que aciona o comportamento. A rotina é o comportamento em si. A recompensa é o benefício obtido que reforça a repetição da ação. Entender essa dinâmica é fundamental para mudar hábitos ruins e criar novos hábitos positivos.
Pesquisas indicam que mudar a deixa ou a recompensa pode ser suficiente para alterar um comportamento. Por exemplo, ao substituir o café da tarde (deixa) por uma caminhada leve, é possível reduzir o consumo excessivo de cafeína.
Fonte: Trecho adaptado do livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg.
13. (D3) – Identificar o tema de um texto:
O texto trata principalmente:
a) Da importância de consumir café regularmente.
b) De como os hábitos se formam e podem ser mudados.
c) Das recompensas oferecidas pela prática de esportes.
d) Do poder da mente em atividades esportivas.
14. (D6) – Estabelecer relação causa/consequência entre partes do texto:
De acordo com o texto, mudar a deixa ou a recompensa pode:
a) Tornar mais difícil criar novos hábitos.
b) Impedir a formação de novos hábitos.
c) Ajudar a mudar comportamentos.
d) Impedir a motivação pessoal.
15. (D2) – Localizar informações explícitas em um texto:
No ciclo dos hábitos, a etapa em que ocorre o comportamento propriamente dito é:
a) Deixa.
b) Rotina.
c) Recompensa.
d) Estímulo.
Gabarito:
1. C
2. B
3. D
4. B
5. B
6. C
7. B
8. C
9. C
10. C
11. B
12. C
13. B
14. C
15. B