Atividade de interpretação de texto narrativo para o 7º ano, com texto original, 15 questões (abertas e fechadas) e gabarito completo. Ideal para aulas de Língua Portuguesa.
COMPARTILHE NOSSO SITE!!
Atividade de Interpretação de Texto Narrativo – 7º Ano
Leia o texto abaixo e responda às questões.
O Dia em que a Chuva Mudou Tudo
Naquela manhã cinzenta, Lucas acordou com o som da chuva batendo forte na janela. Ele já sabia que o dia não prometia muita coisa. A escola provavelmente estaria vazia, e o treino de futebol seria cancelado — de novo. Deitado na cama, ficou encarando o teto, imaginando se algo diferente poderia acontecer.
Quando finalmente resolveu levantar, encontrou um bilhete da mãe preso na geladeira:
“Filho, fui trabalhar. Volto às 18h. Não se esqueça de alimentar o gato. Te amo.”
Suspirou. Mais um dia de chuva, gato e tédio.
Depois do almoço, ouviu um miado insistente. Não era o seu gato, Tobias, que dormia tranquilo no sofá. Ao abrir a porta, viu um gato encharcado, magro e assustado. Lucas o pegou nos braços e o levou até o banheiro para secá-lo.
Passou a tarde cuidando do animal desconhecido, a quem deu o nome de “Tempestade”. Foi buscar uma caixa de papelão, improvisou uma cama, dividiu a ração de Tobias e até criou uma coleira com lã velha. Pela primeira vez em semanas, sentiu que tinha feito algo importante.
À noite, quando a mãe chegou, encontrou o filho sorrindo e o novo morador ronronando sobre o tapete.
— “Acho que a chuva trouxe um presente”, disse Lucas.
Fonte: Autoria própria.
1. Qual é o cenário inicial da narrativa?
a) Uma manhã ensolarada e agitada.
b) Uma noite silenciosa e fria.
c) Uma manhã chuvosa e monótona.
d) Uma tarde quente de verão.
2. O que Lucas imaginava sobre o seu dia, ao acordar?
a) Que iria passear com amigos.
b) Que algo emocionante aconteceria.
c) Que seria um dia comum e chato.
d) Que ganharia um presente.
3. De quem era o bilhete que Lucas encontrou?
a) Do pai.
b) Do irmão.
c) De um vizinho.
d) Da mãe.
4. Qual foi o elemento inesperado que mudou o dia de Lucas?
a) A visita de um amigo.
b) A chegada de um gato desconhecido.
c) A volta da luz.
d) O fim da chuva.
5. Por que Lucas decidiu cuidar do gato?
a) Porque sua mãe pediu.
b) Porque ele queria vendê-lo.
c) Porque sentiu compaixão.
d) Porque era seu aniversário.
6. Qual o nome que Lucas deu ao gato encontrado?
a) Tobias.
b) Nuvem.
c) Trovão.
d) Tempestade.
7. Que sentimento Lucas demonstra no final da história?
a) Tristeza.
b) Medo.
c) Satisfação.
d) Tédio.
8. O trecho “Acho que a chuva trouxe um presente” revela que:
a) A chuva trouxe problemas.
b) A chuva causou um desastre.
c) Lucas ficou doente por causa da chuva.
d) A chegada do gato foi vista como algo positivo.
9. Qual é o tempo predominante da narrativa?
a) Futuro.
b) Presente.
c) Passado.
d) Imperativo.
10. A narração é feita em qual pessoa?
a) Primeira pessoa.
b) Segunda pessoa.
c) Terceira pessoa.
d) Indefinida.
11. Explique por que o título “O Dia em que a Chuva Mudou Tudo” é apropriado para o texto.
12. Qual a principal transformação emocional que Lucas vivencia ao longo da narrativa? Justifique sua resposta com base no texto.
13. Reescreva o bilhete deixado pela mãe de Lucas, mantendo o conteúdo, mas com suas próprias palavras.
14. Na sua opinião, por que o autor escolheu um animal (gato) como elemento transformador da história?
15. Se você estivesse no lugar de Lucas, o que teria feito ao encontrar o gato? Justifique sua resposta.
Gabarito:
1. c) Uma manhã chuvosa e monótona.
2. c) Que seria um dia comum e chato.
3. d) Da mãe.
4. b) A chegada de um gato desconhecido.
5. c) Porque sentiu compaixão.
6. d) Tempestade.
7. c) Satisfação.
8. d) A chegada do gato foi vista como algo positivo.
9. c) Passado.
10. c) Terceira pessoa.
As respostas abertas podem variar, mas seguem sugestões que podem ser usadas como referência para correção:
11. O título é apropriado porque a chuva, que parecia trazer um dia entediante, acabou sendo o motivo pelo qual Lucas encontrou o gato e teve uma experiência significativa, mudando sua percepção daquele dia.
12. Lucas começa o dia se sentindo entediado e desanimado, mas ao cuidar do gato, sente-se útil e feliz. Ele passa de apático a realizado emocionalmente.
13. (Resposta sugerida – reescrita livre do bilhete)
“Oi, filho! Precisei sair para o trabalho. Volto por volta das 18h. Por favor, não esqueça de dar comida para o Tobias. Um beijo, te amo!”
14. Porque os animais geralmente despertam empatia, cuidado e responsabilidade, o que reforça a transformação do personagem principal e a mensagem positiva da narrativa.
15. Resposta pessoal do aluno. Espera-se que ele diga o que faria (ajudaria, ignoraria, chamaria alguém etc.) e justifique com argumentos coerentes, como compaixão, medo, responsabilidade, entre outros.