Atividade de Produção Textual – Reconto de Fábula
Ano: 6º ano | Componente curricular: Língua Portuguesa
Habilidade BNCC: EF06LP28 – Recontar, oralmente ou por escrito, fábulas, mitos, contos, lendas, com base em leitura feita pelo professor ou pelo aluno.
Leitura da Fábula: “A Raposa e as Uvas”
Autor: Esopo (adaptação)
Certo dia, uma raposa faminta andava pelo bosque quando viu um parreiral carregado de uvas maduras e suculentas. Ela se aproximou e tentou pegá-las, mas as uvas estavam no alto.
A raposa pulou várias vezes, mas não conseguiu alcançar os cachos. Cansada e irritada, ela se afastou dizendo:
– Essas uvas nem estão maduras… estão verdes!
E foi embora, tentando parecer indiferente.
Moral da história: É fácil desprezar aquilo que não se pode conseguir.
🔍 Antes de Escrever: Compreensão da Fábula
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Quem é a personagem principal da fábula?
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Qual era o desejo da raposa?
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Por que ela não conseguiu realizar seu desejo?
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O que a raposa disse ao final da história?
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O que essa história quer nos ensinar?
✍️ Hora do Reconto!
Agora que você leu e entendeu a fábula, é hora de recontá-la com suas palavras! Siga as orientações abaixo:
📌 Orientações para o Reconto:
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Dê um título criativo para o seu texto (você pode manter o original ou inventar outro).
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Reescreva a história com suas palavras, mantendo a ordem dos acontecimentos.
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Use frases completas e organize o texto com início, meio e fim.
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Inclua os sentimentos e pensamentos da personagem para enriquecer seu texto.
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Você pode mudar o cenário ou dar nomes aos personagens, desde que a moral continue a mesma.
✅ Checklist de Revisão (para depois de escrever)
Antes de entregar, confira se o seu texto:
Tem título
Tem começo, meio e fim bem definidos
Está escrito com suas próprias palavras
Está claro e organizado
Tem pontuação e ortografia corretas
Gabarito – Parte de Compreensão da Fábula
1. A raposa.
2. Ela queria comer as uvas que estavam no parreiral.
3. Porque as uvas estavam muito altas e ela não conseguia alcançá-las.
4. Que as uvas estavam verdes e, por isso, não queria mais.
5. Que é fácil dizer que algo não presta quando não conseguimos obtê-lo.