Atividade – Texto de Opinião (com Gabarito)

Atividade de Língua Portuguesa para o 9º ano com texto de opinião, questões de interpretação e produção de parágrafo-argumento. Exercício completo com gabarito.

Atividade - Texto de Opinião (com Gabarito) - professora suzana

Atividade de Língua Portuguesa – 9º Ano

Texto para leitura e interpretação

O uso excessivo do celular entre os jovens

 

Nos últimos anos, o celular se tornou parte indispensável da rotina de grande parte dos adolescentes. Ele é usado para se comunicar, estudar, ouvir música, assistir a vídeos e até para fazer compras. No entanto, muitos especialistas têm alertado para os riscos do uso excessivo desse recurso.
O tempo exagerado diante da tela pode prejudicar a concentração nos estudos, afetar o sono e até gerar problemas emocionais, como ansiedade. Além disso, as relações presenciais acabam ficando em segundo plano, pois os jovens, muitas vezes, preferem interações virtuais às conversas cara a cara.
Por outro lado, não se pode ignorar que o celular também traz inúmeros benefícios: facilita o acesso rápido à informação, ajuda na organização da rotina e possibilita novas formas de aprendizado. O problema não está no aparelho em si, mas no uso desequilibrado que dele se faz.
Assim, cabe aos adolescentes — e também às famílias — refletirem sobre seus hábitos e buscarem maneiras de aproveitar o celular de forma consciente, evitando os prejuízos que o excesso pode trazer.

Fonte: texto adaptado.

1. Qual é a tese principal defendida no texto?

a) O celular deve ser banido da vida dos jovens.
b) O celular só traz prejuízos para os adolescentes.
c) O celular pode ser útil, mas seu uso excessivo gera problemas.
d) O celular é responsável pela falta de interesse dos jovens nos estudos.

2. Cite dois riscos apontados pelo texto sobre o uso excessivo do celular.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Segundo o texto, quais são dois benefícios proporcionados pelo celular?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. No trecho: “O problema não está no aparelho em si, mas no uso desequilibrado que dele se faz”, explique o que o autor quis dizer.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O texto é de opinião. Quais marcas de opinião aparecem no texto? Cite um exemplo.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Escreva um parágrafo-argumento (com, pelo menos, 10 linhas) sobre o seguinte tema:

“O uso do celular entre os jovens deve ser controlado?”

  • Apresente uma ideia clara (sua opinião).

  • Defenda-a com argumentos (explicações, exemplos ou dados).

  • Use conectores que indiquem relação lógica, como: portanto, porque, assim, além disso, no entanto, etc.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BAIXAR ATIVIDADE

 

Gabarito:

1. c) O celular pode ser útil, mas seu uso excessivo gera problemas.

2. 

  • Prejuízo à concentração nos estudos.

  • Afeta o sono.

  • Pode gerar problemas emocionais, como ansiedade.
    (qualquer duas dessas opções são aceitas)

3. 

  • Facilita o acesso rápido à informação.

  • Ajuda na organização da rotina.

  • Possibilita novas formas de aprendizado.
    (qualquer duas dessas opções são aceitas)

4. O autor afirma que o celular não é o verdadeiro problema, e sim a forma exagerada como as pessoas o utilizam.

5. 

  • Uso de modalizadores ou marcas avaliativas, como:

    • “muitos especialistas têm alertado para os riscos…”

    • “não se pode ignorar que o celular também traz inúmeros benefícios…”

    • “cabe aos adolescentes — e também às famílias — refletirem…”

6. Essa questão de produção escrita (parágrafo-argumento) é aberta, portanto deve ser avaliado conforme os seguintes critérios:

  • Clareza da opinião.

  • Uso de argumentos consistentes.

  • Emprego de conectores adequados.

  • Coesão e correção gramatical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *