Atividade de Língua Portuguesa para o 9º ano com texto de opinião, questões de interpretação e produção de parágrafo-argumento. Exercício completo com gabarito.
Atividade de Língua Portuguesa – 9º Ano
Texto para leitura e interpretação
O uso excessivo do celular entre os jovens
Nos últimos anos, o celular se tornou parte indispensável da rotina de grande parte dos adolescentes. Ele é usado para se comunicar, estudar, ouvir música, assistir a vídeos e até para fazer compras. No entanto, muitos especialistas têm alertado para os riscos do uso excessivo desse recurso.
O tempo exagerado diante da tela pode prejudicar a concentração nos estudos, afetar o sono e até gerar problemas emocionais, como ansiedade. Além disso, as relações presenciais acabam ficando em segundo plano, pois os jovens, muitas vezes, preferem interações virtuais às conversas cara a cara.
Por outro lado, não se pode ignorar que o celular também traz inúmeros benefícios: facilita o acesso rápido à informação, ajuda na organização da rotina e possibilita novas formas de aprendizado. O problema não está no aparelho em si, mas no uso desequilibrado que dele se faz.
Assim, cabe aos adolescentes — e também às famílias — refletirem sobre seus hábitos e buscarem maneiras de aproveitar o celular de forma consciente, evitando os prejuízos que o excesso pode trazer.
Fonte: texto adaptado.
1. Qual é a tese principal defendida no texto?
a) O celular deve ser banido da vida dos jovens.
b) O celular só traz prejuízos para os adolescentes.
c) O celular pode ser útil, mas seu uso excessivo gera problemas.
d) O celular é responsável pela falta de interesse dos jovens nos estudos.
2. Cite dois riscos apontados pelo texto sobre o uso excessivo do celular.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Segundo o texto, quais são dois benefícios proporcionados pelo celular?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. No trecho: “O problema não está no aparelho em si, mas no uso desequilibrado que dele se faz”, explique o que o autor quis dizer.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O texto é de opinião. Quais marcas de opinião aparecem no texto? Cite um exemplo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Escreva um parágrafo-argumento (com, pelo menos, 10 linhas) sobre o seguinte tema:
“O uso do celular entre os jovens deve ser controlado?”
-
Apresente uma ideia clara (sua opinião).
-
Defenda-a com argumentos (explicações, exemplos ou dados).
-
Use conectores que indiquem relação lógica, como: portanto, porque, assim, além disso, no entanto, etc.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BAIXAR ATIVIDADE
Gabarito:
1. c) O celular pode ser útil, mas seu uso excessivo gera problemas.
2.
-
Prejuízo à concentração nos estudos.
-
Afeta o sono.
-
Pode gerar problemas emocionais, como ansiedade.
(qualquer duas dessas opções são aceitas)
3.
-
Facilita o acesso rápido à informação.
-
Ajuda na organização da rotina.
-
Possibilita novas formas de aprendizado.
(qualquer duas dessas opções são aceitas)
4. O autor afirma que o celular não é o verdadeiro problema, e sim a forma exagerada como as pessoas o utilizam.
5.
-
Uso de modalizadores ou marcas avaliativas, como:
-
“muitos especialistas têm alertado para os riscos…”
-
“não se pode ignorar que o celular também traz inúmeros benefícios…”
-
“cabe aos adolescentes — e também às famílias — refletirem…”
-
6. Essa questão de produção escrita (parágrafo-argumento) é aberta, portanto deve ser avaliado conforme os seguintes critérios:
-
Clareza da opinião.
-
Uso de argumentos consistentes.
-
Emprego de conectores adequados.
-
Coesão e correção gramatical.