ATIVIDADE SOBRE FAKE NEWS

Esta atividade sobre “Fake News” pode ser baixada em PDF no fim desta página, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom proveito desse material, pois foi feito com carinho.

 

Atividade de Língua Portuguesa – Fake News - professora suzana

Objetivo: Desenvolver a capacidade crítica dos alunos sobre a disseminação de notícias falsas, analisando textos e refletindo sobre o impacto social das notícias falsas.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – Fake News

Leia atentamente os textos abaixo e, em seguida, responda às questões propostas de forma clara e objetiva.

Texto 1:

 

“Fake news podem causar sérios danos à sociedade, gerando desinformação, pânico e até mesmo prejudicando a reputação de pessoas ou instituições. A disseminação de informações falsas ocorre, principalmente, pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, onde a checagem dos fatos nem sempre é realizada.”

Texto 2:

 

“Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, circularam diversas fake news sobre curas milagrosas e teorias conspiratórias. Essas informações, além de atrasarem o combate à doença, colocaram vidas em risco. Assim, o combate à desinformação se tornou uma prioridade para as organizações de saúde e para os governos.”

1. Com base no Texto 1, explique o que são fake news e cite dois exemplos de danos que elas podem causar à sociedade.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. De acordo com o Texto 2, qual foi o impacto das fake news durante a pandemia de COVID-19? Dê um exemplo específico mencionado.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Por que as redes sociais são um terreno fértil para a disseminação de fake news?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Explique como a checagem de fatos pode ajudar a combater a disseminação de notícias falsas.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Reflita e opine: você acha que as pessoas devem ser responsabilizadas por compartilhar fake news? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Pesquise e cite um exemplo real de notícias falsas que gerou grandes consequências. Explique o contexto e os impactos.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Segundo o texto 1, por que a reputação de pessoas ou instituições pode ser prejudicada pelas fake news?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

mas

8. Analise a frase: “A desinformação se tornou uma prioridade para as organizações de saúde e para os governos.” Por que o autor faz essa afirmação?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Quais estratégias você acredita que poderiam ser implementadas nas escolas para conscientizar os alunos sobre os perigos das fake news?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Em sua opinião, como os aplicativos de mensagens poderiam ajudar a reduzir a circulação de notícias falsas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Reescreva o texto 1 com suas próprias palavras, mantendo a ideia principal.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Crie um pequeno diálogo fictício entre dois amigos, em que um deles alerta o outro sobre a importância de verificar a veracidade de uma notícia antes de compartilhá-la.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Identifique a função da linguagem predominante no Texto 2 e justifique sua escolha.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Elabore uma campanha de conscientização contra as notícias falsas, destacando o público-alvo e o meio de divulgação mais adequado.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Imagine que você é jornalista. Redija um pequeno artigo explicativo (10 linhas) sobre como identificar uma notícia falsa na internet.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

mas
contudo
embora

BAIXAR ATIVIDADE

GABARITO

então
afinal
certamente
Veja também: Atividade – 7º ano – Gêneros: Notícia e Reportagem
além disso
assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima