Simulado 8 de Língua Portuguesa – SAEB (com Gabarito)

Este simulado SAEB de Língua Portuguesa, sobre descritores variados, pode ser baixado em PDF e seu respectivo gabarito também pode ser encontrado na área inferior desta página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.

saeb

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

 

simulado de língua portuguesa -SAEB - 9º ano - professora suzana

Simulado SAEB – Língua Portuguesa

 

Leia atentamente os textos e responda às questões com base nas informações apresentadas. saeb

O impacto das redes sociais na comunicaçãosaeb

Nos últimos anos, as redes sociais revolucionaram a forma como as pessoas interagem. Se, por um lado, elas facilitam a comunicação instantânea e o compartilhamento de informações, por outro, podem causar problemas como a propagação de fake news e a superficialidade nas interações. Estudos indicam que, em alguns casos, o uso excessivo dessas plataformas pode impactar negativamente a saúde mental dos usuários.

Fonte: Revista Digital de Comunicação, ed. 45, 2023.

1. Qual a ideia principal do texto? (D1 – Identificar o tema de um texto)

a) As redes sociais sempre beneficiam a comunicação.
b) O uso excessivo das redes sociais não tem consequências.
c) As redes sociais impactam a comunicação de forma positiva e negativa.
d) As redes sociais são a única forma de comunicação na atualidade.

 

2. Qual a tese defendida pelo autor? (D7 – Identificar a tese de um texto)

a) O uso das redes sociais é prejudicial em todos os casos.
b) As redes sociais devem ser proibidas.
c) As redes sociais têm vantagens e desvantagens.
d) O autor não apresenta uma opinião.

 

3. O que podemos inferir sobre os impactos das redes sociais na saúde mental? (D3 – Inferir informações implícitas em um texto)

a) O uso excessivo das redes sociais pode ser prejudicial.
b) As redes sociais melhoram a saúde mental dos usuários.
c) Não há relação entre redes sociais e saúde mental.
d) O texto defende o uso irrestrito das redes sociais.

 

saeb

saeb O consumo de plástico e o meio ambiente

A poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico sejam descartadas nos oceanos todos os anos, afetando a vida marinha e a cadeia alimentar humana. Soluções sustentáveis, como o uso de materiais biodegradáveis e a reciclagem, são alternativas viáveis para mitigar esse problema.

Fonte: Relatório Ambiental da ONU, 2022.

4. Qual é a finalidade do texto? (D2 – Inferir o objetivo do texto)

a) Entreter o leitor com uma história fictícia.
b) Informar sobre um problema ambiental.
c) Vender produtos sustentáveis.
d) Contar a história do plástico.

 

5. O que pode ser inferido a partir das informações apresentadas? (D3 – Inferir informações implícitas em um texto)

a) A poluição plástica é um problema recente.
b) O descarte inadequado de plásticos afeta apenas os oceanos.
c) A reciclagem é uma das soluções para reduzir a poluição plástica.
d) O texto defende o uso de plástico.

 

6. Qual a solução sugerida pelo texto para reduzir o problema da poluição plástica? (D5 – Interpretar texto de forma resumida)

a) Diminuir o consumo de plástico e investir em reciclagem.
b) Aumentar a produção de plásticos descartáveis.
c) Deixar de consumir qualquer tipo de produto plástico.
d) Não há solução possível para o problema.

saeb

A Importância da Leitura saeb

A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. Estudos apontam que indivíduos que mantêm o hábito de ler regularmente possuem maior facilidade em interpretar textos, solucionar problemas e argumentar de forma estruturada. Além disso, a leitura é uma forma eficiente de adquirir conhecimento e ampliar o vocabulário.

Fonte: Revista de Educação e Cultura, ed. 23, 2023.

7. O trecho “A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade.” indica que a leitura: (D4 – Inferir uma informação implícita em um texto)

a) Deve ser obrigatória na escola.
b) Não tem impacto no aprendizado.
c) Contribui para o pensamento crítico.
d) É uma atividade opcional sem grande importância.

 

8. O que justifica a importância da leitura segundo o texto? (D5 – Interpretar texto de forma resumida)

a) Ela ajuda na interpretação e argumentação.
b) É uma forma de entretenimento apenas.
c) Não influencia a criatividade.
d) Apenas amplia o vocabulário.

 

9. O texto sugere que indivíduos que leem regularmente: (D6 – Relacionar informações textuais)

a) Têm mais facilidade em resolver problemas.
b) São mais criativos e desenvolvem melhor o pensamento crítico.
c) Melhoram sua capacidade argumentativa.
d) Todas as alternativas estão corretas.

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

Uma alimentação saudável é essencial para garantir qualidade de vida e bem-estar. Alimentos naturais e ricos em nutrientes contribuem para a prevenção de doenças e para o fortalecimento do sistema imunológico. Evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados também é um fator importante para manter a saúde em dia.

Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira, Ministério da Saúde, 2023.

10. Qual é o objetivo principal do texto? (D2 – Inferir o objetivo do texto)

a) Ensinar receitas culinárias.
b) Alertar sobre os riscos dos ultraprocessados.
c) Incentivar uma alimentação saudável.
d) Vender produtos naturais.

 

11. O que pode ser inferido sobre a relação entre alimentação e saúde? (D3 – Inferir informações implícitas em um texto)

a) Uma alimentação saudável previne doenças.
b) Não há relação entre alimentação e saúde.
c) Comer qualquer tipo de alimento é suficiente para uma boa saúde.
d) O texto não faz nenhuma relação entre alimentação e qualidade de vida.

 

12. Segundo o texto, evitar alimentos ultraprocessados pode: (D6 – Relacionar informações textuais)

a) Prevenir problemas de saúde.
b) Não trazer nenhum benefício para a saúde.
c) Piorar a qualidade de vida.
d) Ser prejudicial ao sistema imunológico.

 

saeb

Tecnologia e Educação

O uso da tecnologia na educação tem transformado a forma de ensinar e aprender. Ferramentas digitais permitem maior interação, personalização do ensino e acesso a uma quantidade ilimitada de informações. No entanto, é essencial equilibrar seu uso para evitar distrações e garantir um aprendizado eficiente.

Fonte: Revista Pedagógica, ed. 30, 2024.

13. Qual é a principal vantagem da tecnologia na educação? (D5 – Interpretar texto de forma resumida)

a) Acesso a uma grande quantidade de informações.
b) Redução da necessidade de professores.
c) Diminuição do contato social entre alunos.
d) Aumento da distração dos estudantes.

 

14. O que pode ser um risco do uso excessivo da tecnologia na educação? (D3 – Inferir informações implícitas em um texto)

a) Maior distração dos alunos.
b) Redução da personalização do ensino.
c) Diminuição da interatividade.
d) Aumento da memorização sem aprendizado crítico.

 

15. O texto sugere que: (D7 – Identificar a tese de um texto)

a) A tecnologia na educação deve ser equilibrada.
b) O uso da tecnologia é prejudicial.
c) Não há benefícios no uso da tecnologia.
d) A tecnologia deve substituir os professores.

saeb

BAIXAR SIMULADO

 

Gabarito: 

1. (D1) c) As redes sociais impactam a comunicação de forma positiva e negativa.

2. (D7) c) As redes sociais têm vantagens e desvantagens.

3. (D3) a) O uso excessivo das redes sociais pode ser prejudicial.

4. (D2) b) Informar sobre um problema ambiental.

5. (D3) c) A reciclagem é uma das soluções para reduzir a poluição plástica.

6. (D5) a) Diminuir o consumo de plástico e investir em reciclagem.

7. (D4) c) Contribui para o pensamento crítico.

8. (D5) a) Ela ajuda na interpretação e argumentação.

9. (D6) d) Todas as alternativas estão corretas.

10. (D2) c) Incentivar uma alimentação saudável.

11. (D3) a) Uma alimentação saudável previne doenças.

12. (D6) a) Prevenir problemas de saúde.

13. (D5) b) Permitir maior interação e personalização do ensino.

14. (D3) a) O uso excessivo da tecnologia pode ser prejudicial ao aprendizado.

15. (D7) d) O equilíbrio no uso da tecnologia é essencial para um aprendizado eficiente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima