Esta atividade sobre as 10 Classes gramaticais pode ser baixada em PDF ao final desta página, assim como seu respectivo gabarito.
Professor, faça bom proveito deste material, pois é gratuito e foi elaborado com carinho para você.
embora
COMPARTILHE NOSSO SITE!!
certamente
então
CLASSES GRAMATICAIS
porém
Objetivo: Identificar e analisar as 10 Classes gramaticais da Língua Portuguesa.
contudo
Leia o texto a seguir e responda as questões.
todavia
Trecho de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
“A paisagem era cinzenta, e o céu, coberto de nuvens espessas, parecia mais baixo do que de costume. Fabiano seguia adiante, apertando os olhos contra o vento que soprava areia. Baleia, a cadela magra e fiel, caminhava atrás do dono, com a língua de fora. A seca castigava a região, e o chão estalava sob os pés do vaqueiro e do animal. À noite, as estrelas pareciam mais brilhantes, mas não anunciavam chuva.”
1. Identifique todos os substantivos no texto base e classifique-os em simples ou compostos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Liste os adjetivos e explique qual elemento do texto cada um está qualificando.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Retire do texto todos os verbos e analise o tempo e o modo verbal de cada um.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Aponte os advérbios e classifique-os quanto à circunstância que expressam (tempo, lugar, modo, etc.).
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Encontre os pronomes no texto e classifique-os de acordo com a função que desempenham.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Quais artigos aparecem no texto? Classifique-os em definidos e indefinidos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
mas
7. Destaque todas as preposições e explique a relação sintática que elas estabelecem.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Identifique as conjunções presentes no texto e classifique-as como coordenativas ou subordinativas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. No trecho “mais baixo do que de costume”, substitua a expressão “mais baixo” por um numeral fracionário e reescreva a frase.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Crie uma frase original que poderia ser dita por Fabiano no contexto do texto, usando uma interjeição apropriada.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. A paisagem descrita no texto remete a um momento de tensão e dificuldade. Explique como as classes gramaticais contribuem para construir esse clima.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Qual das alternativas contém apenas advérbios?
a) sempre, baixo, brilhantes
b) adiante, atrás, mais
c) chão, céu, seco
d) baixo, céu, língua
13. Marque a alternativa que contém uma preposição:
a) mais
b) do
c) que
d) parecia
14. Compare os usos de conjunções coordenativas e subordinativas no texto, exemplificando como cada uma delas contribui para a coesão textual.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Complete as lacunas com as classes gramaticais indicadas:
-
- “Baleia seguia ___________ (advérbio) Fabiano, __________ (conjunção) o vento dificultava a caminhada.”
contudo
certamente
mas
então
afinal
além disso
Veja também: Atividade 8º ano – Libertade de expressão x Discurso de ódio
Pingback: As 10 Classes Gramaticais da Língua Portuguesa - Professora Suzana