Atividade: Classes Gramaticais

Esta atividade sobre as 10 Classes gramaticais pode ser baixada em PDF ao final desta página, assim como seu respectivo gabarito.

Professor, faça bom proveito deste material, pois é gratuito e foi elaborado com carinho para você.

embora

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

certamente

Atividade: Classes Gramaticais - professora Suzana

então

CLASSES GRAMATICAIS

porém

Objetivo: Identificar e analisar as 10 Classes gramaticais da Língua Portuguesa.

contudo

Leia o texto a seguir e responda as questões.

todavia

Trecho de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

“A paisagem era cinzenta, e o céu, coberto de nuvens espessas, parecia mais baixo do que de costume. Fabiano seguia adiante, apertando os olhos contra o vento que soprava areia. Baleia, a cadela magra e fiel, caminhava atrás do dono, com a língua de fora. A seca castigava a região, e o chão estalava sob os pés do vaqueiro e do animal. À noite, as estrelas pareciam mais brilhantes, mas não anunciavam chuva.”

 

 

1. Identifique todos os substantivos no texto base e classifique-os em simples ou compostos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Liste os adjetivos e explique qual elemento do texto cada um está qualificando.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Retire do texto todos os verbos e analise o tempo e o modo verbal de cada um.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Aponte os advérbios e classifique-os quanto à circunstância que expressam (tempo, lugar, modo, etc.).

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Encontre os pronomes no texto e classifique-os de acordo com a função que desempenham.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Quais artigos aparecem no texto? Classifique-os em definidos e indefinidos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

mas

7. Destaque todas as preposições e explique a relação sintática que elas estabelecem.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Identifique as conjunções presentes no texto e classifique-as como coordenativas ou subordinativas.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. No trecho “mais baixo do que de costume”, substitua a expressão “mais baixo” por um numeral fracionário e reescreva a frase.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Crie uma frase original que poderia ser dita por Fabiano no contexto do texto, usando uma interjeição apropriada.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. A paisagem descrita no texto remete a um momento de tensão e dificuldade. Explique como as classes gramaticais contribuem para construir esse clima.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Qual das alternativas contém apenas advérbios?

a) sempre, baixo, brilhantes
b) adiante, atrás, mais
c) chão, céu, seco
d) baixo, céu, língua

 

13. Marque a alternativa que contém uma preposição:

a) mais
b) do
c) que
d) parecia

 

14. Compare os usos de conjunções coordenativas e subordinativas no texto, exemplificando como cada uma delas contribui para a coesão textual.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Complete as lacunas com as classes gramaticais indicadas:

    • “Baleia seguia  ___________ (advérbio) Fabiano, __________ (conjunção) o vento dificultava a caminhada.”

 

contudo
certamente
mas

BAIXAR ATIVIDADE

GABARITO

então
afinal
além disso

Veja também: Atividade 8º ano – Libertade de expressão x Discurso de ódio

1 comentário em “Atividade: Classes Gramaticais”

  1. Pingback: As 10 Classes Gramaticais da Língua Portuguesa - Professora Suzana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima