Atividade de Gramática para o 6º ano com 15 questões sobre substantivos e adjetivos. Exercícios prontos para imprimir com gabarito incluso. Ideal para revisar e fixar o conteúdo.
Atividade de Gramática – Substantivos e Adjetivos
1. Assinale a alternativa em que todas as palavras são substantivos:
a) bonito, rápido, feliz
b) menino, casa, árvore
c) correr, pular, brincar
d) alto, claro, legal
2. A palavra “professor” é um substantivo:
a) comum, simples e concreto
b) próprio, composto e abstrato
c) comum, composto e concreto
d) próprio, simples e abstrato
3. Marque a alternativa em que todos os substantivos são próprios:
a) caderno, mochila, livro
b) Ana, Brasil, Recife
c) carro, bicicleta, moto
d) mesa, sofá, armário
4. Assinale a alternativa em que o adjetivo está concordando corretamente com o substantivo:
a) menino bonitas
b) casas pequeno
c) livros antigos
d) flores azul
5. Na frase “A menina feliz brincava no parquinho”, o adjetivo é:
a) menina
b) feliz
c) brincava
d) parquinho
6. O adjetivo é a palavra que:
a) nomeia seres
b) indica ações
c) modifica o substantivo, indicando uma característica
d) substitui o nome
7. Assinale a alternativa em que há um substantivo abstrato:
a) cadeira
b) alegria
c) livro
d) bola
8. Em: “O cachorro bravo latiu alto”, o adjetivo é:
a) cachorro
b) bravo
c) latiu
d) alto
9. A palavra “cidade” é um substantivo:
a) próprio e abstrato
b) comum e concreto
c) comum e abstrato
d) próprio e concreto
10. Marque a opção em que o substantivo está no plural e o adjetivo está concordando corretamente:
a) casas antigas
b) flores amarelo
c) meninos feliz
d) livros grande
11. Escreva um substantivo próprio e um substantivo comum:
Substantivo próprio: __________________________________________________
Substantivo comum: __________________________________________________
12. Reescreva a frase trocando o adjetivo por outro que também faça sentido:
“A criança inteligente resolveu o problema.”
Nova frase: _______________________________________________________________________
13. Classifique os substantivos a seguir como concreto ou abstrato:
a) amizade → ________________________________
b) cadeira → _________________________________
c) tristeza → _________________________________
d) cavalo → __________________________________
14. Identifique e classifique os adjetivos nas frases abaixo:
a) “O filme era emocionante.” → adjetivo: _________________________________________
b) “As meninas estavam alegres.” → adjetivo: _____________________________________
15. Complete as frases com um adjetivo adequado:
a) O dia está ________________________________________________.
b) A comida ficou _____________________________________________.
c) O cachorro é muito _________________________________________.
Gabarito:
1. b) menino, casa, árvore
2. a) comum, simples e concreto
3. b) Ana, Brasil, Recife
4. c) livros antigos
5. b) feliz
6. c) modifica o substantivo, indicando uma característica
7. b) alegria
8. b) bravo
9. b) comum e concreto
10. a) casas antigas
11.
-
Substantivo próprio: (exemplos possíveis) Maria, João, Recife
-
Substantivo comum: (exemplos possíveis) mesa, escola, livro
12.
-
Frase original: “A criança inteligente resolveu o problema.”
-
Resposta possível: A criança curiosa resolveu o problema. (ou outro adjetivo coerente)
13.
a) amizade → abstrato
b) cadeira → concreto
c) tristeza → abstrato
d) cavalo → concreto
14.
a) Adjetivo: emocionante
b) Adjetivo: alegres
15. (respostas pessoais e variadas, mas devem ser adjetivos adequados ao contexto)
a) O dia está bonito.
b) A comida ficou deliciosa.
c) O cachorro é muito bravo.