Esta atividade de interpretação de texto 6º ano pode ser baixada em PDF ao final desta página e seu respectivo gabarito também encontra-se na região inferior desta mesma página. Professora, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
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Atividade de Interpretação de Texto – 6º ano
Leia o texto e responda às questões.
A Cidade e o Menino
João tinha apenas onze anos quando se mudou do interior para a cidade grande. Acostumado ao cheiro de terra molhada e ao canto dos pássaros, sentiu um enorme estranhamento ao se deparar com tantos carros, prédios altos e barulho constante.
Na primeira semana, tudo parecia confuso. João se perdeu duas vezes indo para a escola e uma vez voltando para casa. As ruas pareciam todas iguais. As pessoas andavam com pressa, sem trocar olhares, muito diferentes dos vizinhos do seu antigo bairro rural.
Mesmo assim, João começou a perceber pequenas belezas naquele novo lugar. Descobriu um parque perto de casa, onde os ipês floridos lembravam as árvores da roça. Fez amizade com Pedro, um colega de classe que lhe explicou como usar o metrô e o ajudou a se localizar melhor.
Com o tempo, João aprendeu a apreciar a diversidade da cidade: os sabores novos, as vozes misturadas, os caminhos diferentes. Apesar da saudade do campo, ele compreendeu que poderia construir boas lembranças também naquele novo lar.
(Fonte adaptada: Revista Nova Escola – Reportagem infantojuvenil fictícia)
1. Qual era a principal dificuldade de João no início de sua vida na cidade?
a) Fazer novas amizades.
b) Andar pelas ruas sem se perder.
c) Ir ao parque todos os dias.
d) Lidar com o barulho da escola.
2. Explique como João começou a se adaptar à nova cidade.
3. Que sentimento João demonstra no trecho “Apesar da saudade do campo, ele compreendeu que poderia construir boas lembranças também naquele novo lar”?
a) Raiva.
b) Desprezo.
c) Aceitação.
d) Inveja.
4. Quais elementos da cidade fizeram João lembrar do lugar onde morava antes?
5. O texto pode ser classificado como:
a) Uma notícia.
b) Um conto de fadas.
c) Um relato ficcional.
d) Uma propaganda.
6. Qual a mensagem principal do texto?
Leia o texto e responda às questões.
A Incrível Jornada dos Pinguins
Os pinguins-imperadores vivem em um dos lugares mais gelados do planeta: a Antártida. Apesar das condições extremas, com ventos fortes e temperaturas abaixo de zero, eles conseguem sobreviver graças a algumas adaptações incríveis.
Durante o inverno, os machos permanecem juntos em grupos apertados, aquecendo-se uns aos outros enquanto incubam os ovos. Eles ficam até dois meses sem comer, protegendo seus filhotes do frio intenso. Enquanto isso, as fêmeas saem para o mar em busca de alimento.
Essas aves não voam, mas nadam com muita habilidade. Suas asas, adaptadas como nadadeiras, ajudam a mergulhar em busca de peixes. Além disso, têm uma camada grossa de gordura sob a pele que as protege do frio.
O mais surpreendente é o instinto que guia os pinguins durante suas longas jornadas entre o mar e os ninhos. Mesmo com tempestades de neve, eles conseguem encontrar o caminho certo. Isso mostra o quanto esses animais são resistentes, organizados e dedicados à sobrevivência da espécie.
(Fonte adaptada: Revista Ciência Hoje das Crianças – Edição Especial sobre Animais)
7. Por que os pinguins-imperadores conseguem sobreviver no frio da Antártida?
a) Porque têm asas muito grandes.
b) Porque vivem sozinhos, longe de outros animais.
c) Porque usam roupas especiais.
d) Porque têm adaptações físicas e comportamentos em grupo.
8. O que os machos fazem durante o inverno? Por que isso é importante?
9. O texto foi escrito com qual objetivo principal?
a) Convencer o leitor a visitar a Antártida.
b) Ensinar sobre o comportamento dos pinguins-imperadores.
c) Contar uma história de aventura.
d) Fazer uma crítica ao aquecimento global.
10. Qual é a característica mais surpreendente dos pinguins, segundo o texto? Explique por quê.
11. A palavra “incubam” (parágrafo 2) significa:
a) Aquecem os ovos para que os filhotes nasçam.
b) Enterram os ovos na neve.
c) Escondem os ovos de outros animais.
d) Pintam os ovos de branco.
12. Por que podemos dizer que os pinguins-imperadores são animais organizados?
13. Qual elemento está presente nos dois textos?
a) Um personagem com poderes mágicos.
b) A adaptação a um novo ambiente.
c) Uma crítica à vida urbana.
d) Uma receita de sobrevivência.
14. Compare as dificuldades enfrentadas por João e pelos pinguins. O que há de parecido?
15. Você já passou por alguma situação parecida com a de João ou dos pinguins, em que teve que se adaptar a algo novo ou difícil? Conte brevemente.
Gabarito:
1. b) Andar pelas ruas sem se perder.
2. (Resposta sugerida) João começou a se adaptar quando encontrou um parque que lembrava sua antiga casa, fez amizade com Pedro, que o ajudou a se localizar, e passou a ver coisas boas na cidade.
3. c) Aceitação.
4. (Resposta sugerida) Os ipês floridos do parque lembravam as árvores da roça onde João morava.
5. c) Um relato ficcional.
6. (Resposta sugerida) A mensagem principal é que, com o tempo e ajuda, é possível se adaptar a novas realidades e encontrar beleza mesmo em lugares desconhecidos.
7. d) Porque têm adaptações físicas e comportamentos em grupo.
8. (Resposta sugerida) Os machos incubam os ovos, ou seja, aquecem e protegem os filhotes durante o inverno. Isso é importante para garantir a sobrevivência dos filhotes.
9. b) Ensinar sobre o comportamento dos pinguins-imperadores.
10. (Resposta sugerida) O instinto que permite que encontrem o caminho certo mesmo em meio às tempestades. Isso é surpreendente por mostrarem grande orientação e resistência.
11. a) Aquecem os ovos para que os filhotes nasçam.
12. (Resposta sugerida) Porque seguem comportamentos em grupo organizados, como se aquecerem juntos e revezarem tarefas entre machos e fêmeas.
13. b) A adaptação a um novo ambiente.
14. (Resposta sugerida) João precisou se adaptar à vida na cidade, e os pinguins enfrentam o frio da Antártida. Ambos mostram esforço para se ajustarem a situações difíceis.
15. (Resposta pessoal) O aluno deve relatar uma experiência própria; a resposta pode variar, mas deve demonstrar uma situação de adaptação.