Atividade de Interpretação de Texto – 6º Ano (com Gabarito)

Atividade de interpretação de texto para o 6º ano com 15 questões mistas, gabarito completo e texto narrativo inédito. Ideal para imprimir!

Atividade de interpretação de texto (6º ano) - professora suzana

Atividade de Interpretação de Texto – 6º Ano

 

Leia o texto com atenção e responda às questões.

 

O Mistério da Mochila Desaparecida

Na hora do recreio, todos os alunos correram para o pátio. Alguns jogavam futebol, outros conversavam animadamente perto da cantina. Mariana, como de costume, ficou lendo seu livro embaixo da árvore.

Quando o sinal tocou, os alunos voltaram para a sala. Mariana se dirigiu à sua carteira e levou um susto: sua mochila havia sumido! Olhou ao redor, perguntou aos colegas, mas ninguém sabia de nada.

O professor Roberto chegou e notou a aflição da aluna. Perguntou o que estava acontecendo, e Mariana explicou tudo. Então, ele pediu que todos ficassem calmos e começassem a procurar.

Depois de alguns minutos, Guilherme levantou a mão: — Professor, encontrei uma mochila atrás da estante!
Era a mochila de Mariana. Aliviada, ela agradeceu a todos e sorriu.
— Acho que minha mochila também quis ler um pouco, disse Mariana, rindo.

(Autoria própria – texto inédito)

 

1. Qual era a atividade preferida de Mariana durante o recreio?
a) Jogar futebol
b) Brincar com os colegas
c) Comer na cantina
d) Ler um livro

2. O que aconteceu com a mochila de Mariana?
a) Foi roubada por um colega
b) Ela a esqueceu no pátio
c) Sumiu misteriosamente
d) Estava com Guilherme

3. Como Mariana reagiu ao descobrir que sua mochila havia desaparecido?
a) Ficou brava e gritou com os colegas
b) Começou a chorar na sala
c) Ficou assustada e perguntou aos colegas
d) Foi embora para casa

4. Quem encontrou a mochila de Mariana?
a) Mariana
b) Professor Roberto
c) Guilherme
d) Um funcionário da escola

5. Onde a mochila foi encontrada?
a) No banheiro
b) Atrás da estante
c) Debaixo da carteira
d) Na cantina

6. O que a resposta de Mariana no final do texto mostra?
a) Que ela estava ainda brava
b) Que ela queria mudar de escola
c) Que ela ficou aliviada e levou a situação com bom humor
d) Que ela estava chorando muito

7. Qual é o tema principal do texto?
a) A importância dos estudos
b) O valor da amizade
c) A perda e o reencontro de um objeto
d) A rotina escolar

8. Que tipo de texto é esse?
a) Notícia
b) Poema
c) Receita
d) Narrativa

9. Qual das palavras abaixo é um sinônimo de “aflição”, usada no texto?
a) Alegria
b) Tristeza
c) Preocupação
d) Coragem

10. O que podemos aprender com essa história?
a) Que não devemos levar mochila para a escola
b) Que é melhor deixar as mochilas na cantina
c) Que situações difíceis podem ser resolvidas com calma
d) Que os colegas sempre escondem objetos

11. Por que Mariana achou que a mochila quis “ler um pouco”? Explique a brincadeira.

12. O que você faria se estivesse no lugar de Mariana e sua mochila desaparecesse?

13. Qual personagem da história você mais gostou? Por quê?

14. Você já viveu alguma situação parecida? Conte como foi.

15. Escreva uma continuação para a história. O que poderia acontecer depois desse episódio?

Gabarito:

1. d) Ler um livro

2. c) Sumiu misteriosamente

3. c) Ficou assustada e perguntou aos colegas

4. c) Guilherme

5. b) Atrás da estante

6. c) Que ela ficou aliviada e levou a situação com bom humor

7. c) A perda e o reencontro de um objeto

8. d) Narrativa

9. c) Preocupação

10. c) Que situações difíceis podem ser resolvidas com calma

11. Porque a mochila foi encontrada atrás da estante, onde ficam os livros. Mariana usou o bom humor e brincou com a situação.

12. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno diga que procuraria ajuda, manteria a calma ou pediria apoio ao professor ou colegas.

13. Resposta pessoal. O aluno pode citar Mariana, Guilherme ou o professor Roberto e justificar com base na atitude do personagem.

14. Resposta pessoal e livre. O importante é que o aluno relate algo com começo, meio e fim.

15. Resposta criativa. Pode envolver Mariana sendo mais cuidadosa, um novo mistério na sala, ou uma conversa com os colegas sobre o ocorrido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima