Atividade de Interpretação de Texto – 8º Ano (com Gabarito)

 

Atividade de interpretação de texto para 8º ano com tema sobre lixo eletrônico. Inclui questões mistas e gabarito. Ideal para aulas de Língua Portuguesa.

Atividade de interpretação de texto (8º ano) - professora suzana

Atividade de Interpretação de Texto – 8º Ano

 

Leia o texto a seguir e responda às questões.

 

O perigo do lixo eletrônico

Você já parou para pensar para onde vão os celulares, computadores e televisores que não usamos mais? Esse tipo de resíduo é chamado de lixo eletrônico ou e-lixo. Ele inclui todos os equipamentos eletrônicos descartados, seja porque estão quebrados, obsoletos ou simplesmente foram trocados por modelos mais novos.

O problema é que muitos desses aparelhos contêm substâncias tóxicas, como chumbo e mercúrio, que podem contaminar o solo e a água se não forem descartados corretamente. No Brasil, apenas uma pequena parte do lixo eletrônico é reciclada ou enviada para locais especializados. A maior parte vai parar em lixões ou é queimada de forma irregular, o que representa uma ameaça para o meio ambiente e para a saúde humana.

Além disso, o descarte inadequado também representa desperdício. Isso porque muitos desses dispositivos contêm metais valiosos, como ouro, cobre e prata, que poderiam ser reaproveitados. Reciclar esses materiais reduz a necessidade de extração de minérios, economiza energia e evita novos danos ambientais.

Por isso, é importante que cada pessoa faça sua parte: em vez de jogar fora, busque pontos de coleta, centros de reciclagem ou devolva o equipamento à loja, caso exista essa opção. O planeta agradece — e as futuras gerações também.

Fonte: Adaptado de Revista Pesquisa Fapesp e IBGE Notícias. Acesso em jun. 2025.

1. O texto tem como principal objetivo:
a) Apresentar os diferentes tipos de eletrônicos existentes.
b) Informar sobre os riscos e consequências do descarte incorreto de lixo eletrônico.
c) Ensinar como consertar equipamentos antigos.
d) Incentivar a troca de aparelhos por modelos mais novos.

2. O lixo eletrônico é perigoso porque:
a) Entra em curto-circuito ao ser jogado fora.
b) Pode causar choques em pessoas que o tocam.
c) Contém substâncias tóxicas que contaminam o ambiente.
d) Ocupa muito espaço nos armários.

3. Segundo o texto, o Brasil:
a) Recicla a maior parte de seu lixo eletrônico.
b) Tem leis rigorosas contra o descarte de eletrônicos.
c) Exporta o lixo eletrônico para outros países.
d) Recicla apenas uma pequena parte do e-lixo.

4. Os metais presentes em aparelhos eletrônicos, como ouro e cobre:
a) São descartados porque não têm valor.
b) Deveriam ser extraídos com mais frequência.
c) Poderiam ser reaproveitados com a reciclagem.
d) São perigosos para a saúde humana.

5. O uso do trecho “O planeta agradece — e as futuras gerações também” tem o efeito de:
a) Fazer um alerta de tom agressivo.
b) Incentivar o leitor por meio de apelo à responsabilidade coletiva.
c) Informar um dado científico.
d) Fazer uma crítica direta ao governo.

6. O título “O perigo do lixo eletrônico” antecipa que o texto:
a) Fará um relato pessoal.
b) Tratará de benefícios dos eletrônicos.
c) Abordará impactos negativos do descarte inadequado.
d) Mostrará como montar um eletrônico novo.

7. O gênero do texto pode ser classificado como:
a) Conto.
b) Reportagem informativa.
c) Propaganda.
d) Poema.

8. A linguagem do texto é:
a) Técnica e voltada para especialistas.
b) Informal e confusa.
c) Simples e objetiva, com finalidade educativa.
d) Poética e simbólica.

9. Qual das alternativas não é apresentada como uma consequência do descarte incorreto do lixo eletrônico?
a) Contaminação do solo e da água.
b) Geração de novos empregos.
c) Risco à saúde humana.
d) Desperdício de metais valiosos.

10. A reciclagem do lixo eletrônico ajuda o meio ambiente porque:
a) Aumenta o consumo de energia.
b) Diminui a produção de novos eletrônicos.
c) Evita a extração de minérios e reaproveita recursos.
d) Promove a obsolescência programada.

11. Segundo o texto, por que é perigoso que o lixo eletrônico vá parar em lixões ou seja queimado?

12. No terceiro parágrafo, o autor menciona que “o descarte inadequado também representa desperdício”. Por que isso acontece?

13. Qual a relação entre reciclagem do e-lixo e economia de energia?

14. Que soluções são sugeridas no texto para lidar com o problema do lixo eletrônico?

15. Reescreva com suas palavras a última frase do texto, explicando a intenção do autor ao usá-la.

Gabarito – atividade de interpretação de texto:

1. b) Informar sobre os riscos e consequências do descarte incorreto de lixo eletrônico.

2. c) Contém substâncias tóxicas que contaminam o ambiente.

3. d) Recicla apenas uma pequena parte do e-lixo.

4. c) Poderiam ser reaproveitados com a reciclagem.

5. b) Incentivar o leitor por meio de apelo à responsabilidade coletiva.

6. c) Abordará impactos negativos do descarte inadequado.

7. b) Reportagem informativa.

8. c) Simples e objetiva, com finalidade educativa.

9. b) Geração de novos empregos.

10. c) Evita a extração de minérios e reaproveita recursos.

11. Porque esses aparelhos contêm substâncias tóxicas como chumbo e mercúrio, que contaminam o solo e a água, colocando em risco o meio ambiente e a saúde das pessoas.

12. Porque muitos desses aparelhos contêm metais valiosos, como ouro e cobre, que são jogados fora em vez de serem reaproveitados.

13. A reciclagem evita que novos minérios precisem ser extraídos da natureza, processo que consome muita energia. Assim, ao reutilizar os materiais dos aparelhos, gasta-se menos energia.

14. O texto sugere buscar pontos de coleta, levar os eletrônicos a centros de reciclagem ou devolvê-los às lojas que recebem esse tipo de resíduo.

15. A frase final significa que cuidar do planeta agora é uma forma de garantir um futuro melhor para as próximas gerações, incentivando o leitor a agir de forma consciente e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *