Esta atividade sobre “Fato ou Fake” pode ser baixada em PDF ao final desta página e so respectivo gabarito pode ser encontrado, também, na área inferior desta mesma página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
COMPARTILHE NOSSO SITE!!
Atividade: Fato ou Fake? Descobrindo a Verdade nas Notícias
Leia o texto e responda às questões.
Afinal, girassóis realmente acompanham o sol?
Você já ouviu dizer que os girassóis seguem o movimento do sol ao longo do dia? Essa ideia é muito difundida e, em parte, é verdadeira. As plantas jovens de girassol realizam um movimento chamado heliotropismo, no qual suas flores se voltam em direção ao sol. No entanto, esse comportamento é observado principalmente enquanto a planta ainda está crescendo. Quando o girassol atinge a maturidade, ele permanece voltado para o leste e não acompanha mais o movimento solar.
(Fonte: Adaptado de Canaltech)
1. Segundo o texto, o movimento de acompanhar o sol:
a) Acontece durante toda a vida do girassol.
b) Não existe e é um mito.
c) Acontece apenas nas flores adultas.
d) Acontece nas fases jovens da planta.
2. O movimento chamado “heliotropismo” está relacionado:
a) Ao crescimento das raízes.
b) À busca por água no solo.
c) À movimentação em direção à luz solar.
d) À floração das plantas.
3. Qual a finalidade de o autor mencionar que o girassol “permanece voltado para o leste” quando está maduro?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Você já acreditou em alguma informação que depois descobriu ser falsa? Conte brevemente o que aconteceu e como descobriu.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O texto pode ser classificado como:
a) Fake news.
b) Artigo de opinião.
c) Texto informativo.
d) Crônica.
6. Podemos dizer que o título do texto causa:
a) Medo.
b) Dúvida ou curiosidade.
c) Certeza absoluta.
d) Humor.
7. O trecho “essa ideia é muito difundida e, em parte, é verdadeira” mostra que o autor:
a) Confirma totalmente a ideia popular.
b) Desmente tudo o que se diz sobre os girassóis.
c) Apresenta uma visão equilibrada sobre o assunto.
d) Não se posiciona em relação ao tema.
8. Por que é importante ler com atenção textos que circulam nas redes sociais, especialmente os que apresentam “curiosidades”?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Leia as afirmações abaixo e indique se são FATO ou FAKE.
a) Todo conteúdo que viraliza na internet é verdadeiro.
( ) Fato ( ) Fake
b) Nem toda notícia publicada em site famoso é, necessariamente, confiável.
( ) Fato ( ) Fake
c) Verificar a data de uma notícia é uma das formas de evitar desinformação.
( ) Fato ( ) Fake
d) Os áudios e prints de WhatsApp são provas definitivas de uma notícia.
( ) Fato ( ) Fake
e) O uso de palavras sensacionalistas pode indicar fake news.
( ) Fato ( ) Fake
10. O que significa “checar uma informação”? Dê um exemplo de como isso pode ser feito.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. Sites de verificação como Lupa, Aos Fatos e Boatos.org são ferramentas úteis para:
a) Criar fake news.
b) Analisar o conteúdo de livros escolares.
c) Confirmar se uma notícia é verdadeira.
d) Publicar conteúdos humorísticos.
12. Por que as fake news se espalham tão rapidamente, especialmente em redes sociais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Compartilhar uma notícia falsa, mesmo sem intenção, pode:
a) Ajudar a combater a desinformação.
b) Não causar nenhum efeito.
c) Prejudicar pessoas ou gerar pânico.
d) Tornar a pessoa mais famosa.
14. Um título sensacionalista pode ser sinal de:
a) Conteúdo científico.
b) Notícia equilibrada.
c) Texto de autoajuda.
d) Possível fake news.
15. Crie um pequeno checklist com 3 perguntas que você faria antes de compartilhar qualquer conteúdo nas redes sociais.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BAIXAR ATIVIDADE
GABARITO – Atividade: Fato ou Fake?
1. d) Acontece nas fases jovens da planta.
2. c) À movimentação em direção à luz solar.
3. (Aberta – sugestão de resposta):
Para mostrar que o comportamento de seguir o sol não acontece para sempre e que há uma mudança com o tempo, corrigindo uma crença popular.
4. (Aberta – resposta pessoal):
O aluno deve relatar uma experiência em que acreditou em algo falso e depois descobriu a verdade, explicando como foi.
5. c) Texto informativo.
6. b) Dúvida ou curiosidade.
7. c) Apresenta uma visão equilibrada sobre o assunto.
8. (Aberta – sugestão de resposta):
Porque muitos desses textos podem conter informações incorretas ou enganosas, e é importante verificar a veracidade antes de acreditar ou compartilhar.
10. (Aberta – sugestão de resposta):
Checar uma informação é investigar se ela é verdadeira. Isso pode ser feito pesquisando em sites confiáveis, verificando a fonte, a data e consultando plataformas de verificação, como Aos Fatos ou Lupa.
11. c) Confirmar se uma notícia é verdadeira.
12. (Aberta – sugestão de resposta):
Porque as fake news costumam ter títulos chamativos, emocionais ou polêmicos, o que faz com que muitas pessoas compartilhem sem ler ou verificar a fonte.
13. c) Prejudicar pessoas ou gerar pânico.
14. d) Possível fake news.
15. (Aberta – sugestão de resposta):
Checklist (exemplo):
-
Essa informação tem fonte confiável?
-
Foi publicada em mais de um site reconhecido?
-
A data é recente e o conteúdo está no contexto atual?