Atividade: Fato ou Fake? (com Gabarito)

Esta atividade sobre “Fato ou Fake” pode ser baixada em PDF ao final desta página e so respectivo gabarito pode ser encontrado, também, na área inferior desta mesma página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

 

Atividade sobre fato ou fake - professora Suzana

Atividade: Fato ou Fake? Descobrindo a Verdade nas Notícias

 

Leia o texto e responda às questões.

 

Afinal, girassóis realmente acompanham o sol?

Você já ouviu dizer que os girassóis seguem o movimento do sol ao longo do dia? Essa ideia é muito difundida e, em parte, é verdadeira. As plantas jovens de girassol realizam um movimento chamado heliotropismo, no qual suas flores se voltam em direção ao sol. No entanto, esse comportamento é observado principalmente enquanto a planta ainda está crescendo. Quando o girassol atinge a maturidade, ele permanece voltado para o leste e não acompanha mais o movimento solar.

(Fonte: Adaptado de Canaltech)

1. Segundo o texto, o movimento de acompanhar o sol:

a) Acontece durante toda a vida do girassol.
b) Não existe e é um mito.
c) Acontece apenas nas flores adultas.
d) Acontece nas fases jovens da planta.

2. O movimento chamado “heliotropismo” está relacionado:

a) Ao crescimento das raízes.
b) À busca por água no solo.
c) À movimentação em direção à luz solar.
d) À floração das plantas.

3. Qual a finalidade de o autor mencionar que o girassol “permanece voltado para o leste” quando está maduro?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Você já acreditou em alguma informação que depois descobriu ser falsa? Conte brevemente o que aconteceu e como descobriu.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O texto pode ser classificado como:

a) Fake news.
b) Artigo de opinião.
c) Texto informativo.
d) Crônica.

6. Podemos dizer que o título do texto causa:

a) Medo.
b) Dúvida ou curiosidade.
c) Certeza absoluta.
d) Humor.

7. O trecho “essa ideia é muito difundida e, em parte, é verdadeira” mostra que o autor:

a) Confirma totalmente a ideia popular.
b) Desmente tudo o que se diz sobre os girassóis.
c) Apresenta uma visão equilibrada sobre o assunto.
d) Não se posiciona em relação ao tema.

8. Por que é importante ler com atenção textos que circulam nas redes sociais, especialmente os que apresentam “curiosidades”?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Leia as afirmações abaixo e indique se são FATO ou FAKE

a) Todo conteúdo que viraliza na internet é verdadeiro.
(   ) Fato      (   ) Fake

b) Nem toda notícia publicada em site famoso é, necessariamente, confiável.

(   ) Fato      (   ) Fake

c) Verificar a data de uma notícia é uma das formas de evitar desinformação.

(   ) Fato      (   ) Fake

d)  Os áudios e prints de WhatsApp são provas definitivas de uma notícia.

(   ) Fato      (   ) Fake

e)  O uso de palavras sensacionalistas pode indicar fake news.

(   ) Fato      (   ) Fake

10. O que significa “checar uma informação”? Dê um exemplo de como isso pode ser feito.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Sites de verificação como Lupa, Aos Fatos e Boatos.org são ferramentas úteis para:

a) Criar fake news.
b) Analisar o conteúdo de livros escolares.
c) Confirmar se uma notícia é verdadeira.
d) Publicar conteúdos humorísticos.

12. Por que as fake news se espalham tão rapidamente, especialmente em redes sociais?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Compartilhar uma notícia falsa, mesmo sem intenção, pode:

a) Ajudar a combater a desinformação.
b) Não causar nenhum efeito.
c) Prejudicar pessoas ou gerar pânico.
d) Tornar a pessoa mais famosa.

14. Um título sensacionalista pode ser sinal de:

a) Conteúdo científico.
b) Notícia equilibrada.
c) Texto de autoajuda.
d) Possível fake news.

15. Crie um pequeno checklist com 3 perguntas que você faria antes de compartilhar qualquer conteúdo nas redes sociais.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

BAIXAR ATIVIDADE

 

GABARITO – Atividade: Fato ou Fake?

1. d) Acontece nas fases jovens da planta.

2. c) À movimentação em direção à luz solar.

3. (Aberta – sugestão de resposta):
Para mostrar que o comportamento de seguir o sol não acontece para sempre e que há uma mudança com o tempo, corrigindo uma crença popular.

4. (Aberta – resposta pessoal):
O aluno deve relatar uma experiência em que acreditou em algo falso e depois descobriu a verdade, explicando como foi.

5. c) Texto informativo.

6. b) Dúvida ou curiosidade.

7. c) Apresenta uma visão equilibrada sobre o assunto.

8. (Aberta – sugestão de resposta):
Porque muitos desses textos podem conter informações incorretas ou enganosas, e é importante verificar a veracidade antes de acreditar ou compartilhar.

9.
a) Fake – Nem tudo que viraliza é verdadeiro; conteúdos falsos também se espalham rápido.
b) Fato – Sites famosos também podem cometer erros ou publicar sem checagem rigorosa.
c) Fato – A data ajuda a verificar se a informação ainda é atual ou foi descontextualizada.
d) Fake – Prints e áudios podem ser editados, não são fontes 100% confiáveis.
e) Fato – Manchetes sensacionalistas são comuns em fake news para atrair atenção.

10. (Aberta – sugestão de resposta):
Checar uma informação é investigar se ela é verdadeira. Isso pode ser feito pesquisando em sites confiáveis, verificando a fonte, a data e consultando plataformas de verificação, como Aos Fatos ou Lupa.

11. c) Confirmar se uma notícia é verdadeira.

12. (Aberta – sugestão de resposta):
Porque as fake news costumam ter títulos chamativos, emocionais ou polêmicos, o que faz com que muitas pessoas compartilhem sem ler ou verificar a fonte.

13. c) Prejudicar pessoas ou gerar pânico.

14. d) Possível fake news.

15. (Aberta – sugestão de resposta):
Checklist (exemplo):

  • Essa informação tem fonte confiável?

  • Foi publicada em mais de um site reconhecido?

  • A data é recente e o conteúdo está no contexto atual?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *