Informações Explícitas e Implícitas – ATIVIDADE (com Gabarito)

conforme;

Esta atividade sobre “Informações Explícitas e Implícitas” pode ser baixada em PDF ao final desta página, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito com carinho.

certamente

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

enfim; 

 Atividade: Informações Explícitas e Implícitas - professora Suzana

certamente;conforme;conquanto;contudo;decerto;embora;enfim;enquanto; certamente;conforme;conquanto;contudo;decerto;embora;enfim;enquanto;pois

Atividade de Língua Portuguesa: Informações Explícitas e Implícitas

;embora;enfim;enquanto; e,

Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar e interpretar informações explícitas e implícitas em textos diversos.

ontudo;decerto

Texto 1: Notícia

“A organização não governamental ‘Verde para Todos’ realizou neste sábado, 10 de dezembro, uma campanha de plantio de árvores em um parque da cidade. Segundo a ONG, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.”
(Fonte: Jornal fictício para fins didáticos)

 

1. Qual foi a data da campanha realizada pela ONG? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Por que a ONG realizou essa campanha? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Que mensagem implícita pode ser deduzida sobre o papel da sociedade na preservação ambiental? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 2: Propaganda

“A vida é mais gostosa com um sorvete FrioDelícia! Experimente nossos novos sabores e sinta a alegria em cada colherada.”
(Fonte: Propaganda da marca FrioDelícia, veiculada em 05/12/2024)

 

4. Qual é o produto anunciado? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Que sentimento a propaganda tenta despertar nos consumidores? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. A que tipo de público a propaganda parece ser destinada? Justifique sua resposta. 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 3: Crônica

“Hoje acordei mais cedo. O sol mal havia surgido no horizonte, mas já iluminava o mundo com sua luz suave. Peguei minha velha bicicleta e saí pelas ruas ainda vazias. Sentir o vento no rosto, ouvir o canto dos pássaros… Era como voltar à infância, quando o tempo parecia infinito e cada dia era uma nova aventura.”
(Fonte: Crônica fictícia de autor desconhecido)

 

7. Que sensação o narrador tem ao andar de bicicleta? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. O que o texto sugere sobre a relação entre o narrador e sua infância?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Por que o narrador descreve o amanhecer como algo significativo?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 4: Fábula

“A lebre, confiante em sua velocidade, zombava da tartaruga por ser lenta. Certo dia, decidiram disputar uma corrida. Durante o percurso, a lebre resolveu descansar, pois acreditava que nunca seria alcançada. A tartaruga, porém, seguiu firme e venceu a corrida.”
(Fonte: Fábula de Esopo, tradução adaptada)

 

10. O que levou a tartaruga a vencer a corrida? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Qual é a lição implícita dessa fábula? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Que mensagem o texto transmite sobre a confiança excessiva?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 5: Relatório Científico

“De acordo com o estudo realizado pela Universidade Fictícia, o consumo regular de frutas está associado a uma redução significativa no risco de doenças cardiovasculares. Os pesquisadores destacam que a inclusão de frutas variadas na dieta é essencial para uma vida saudável.”
(Fonte: Relatório fictício para fins didáticos)

 

13. Qual é o benefício do consumo regular de frutas? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Por que os pesquisadores sugerem a inclusão de frutas variadas na dieta? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Que mensagem implícita o texto passa sobre os hábitos alimentares da população? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

certamente;
;conquanto;contudo;
certamente; 

BAIXAR ATIVIDADE

GABARITO

certamente; embora, 
certamente;

decerto;

enfim;

conforme;c

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima