Atividade de interpretação de texto para 6º ano engloba a Identificação de tema, assunto principal, informações explícitas e implícitas. Essa atividade pode se baixada em PDF ao final desta página.
ATIVIDADE – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Identificação de tema, assunto principal, informações explícitas e implícitas.
Leia cada texto com atenção e responda às perguntas a seguir.
Um visitante especial
Naquela manhã, um barulho diferente chamou a atenção dos moradores da pequena vila. Um filhote de tamanduá apareceu na praça, confuso e assustado. Logo, as crianças se aproximaram com curiosidade, enquanto os adultos tentavam encontrar um lugar seguro para o animal. A prefeitura foi chamada, e, em poucas horas, uma equipe de resgate apareceu. O tamanduá foi levado a um centro de preservação, onde poderia ser cuidado e depois devolvido à natureza. O evento ficou marcado como um dia especial na vila.
1. Qual é o assunto principal do texto?
a) A rotina das crianças da vila
b) A visita de um tamanduá à vila
c) A vida dos animais selvagens
d) O trabalho da prefeitura
2. O tema do texto pode ser definido como:
a) Problemas ambientais urbanos
b) Relação entre animais e seres humanos
c) Conflitos em vilarejos pequenos
d) Rotina escolar de uma vila
3. Segundo o texto, como o filhote de tamanduá estava?
a) Alegre e pulando
b) Ferido e agressivo
c) Confuso e assustado
d) Dormindo em uma árvore
4. A informação de que o animal foi levado ao centro de preservação está:
a) Subentendida no texto
b) Implícita na fala da prefeitura
c) Dita de forma explícita
d) Apenas sugerida no título
5. Podemos inferir que o autor do texto:
a) Acha que os animais devem ficar soltos nas ruas
b) Defende a caça de animais exóticos
c) Acha importante proteger os animais
d) Não gosta de animais selvagens
As cores da cidade
No fim de semana, um grupo de jovens decidiu transformar o muro da escola com arte. Com tintas coloridas e criatividade, criaram um grande mural com desenhos que retratavam a cultura do bairro. A cada pincelada, os moradores paravam para observar e elogiar. O projeto foi apoiado por professores e artistas locais, e, no final, o mural virou ponto turístico da cidade.
6. Qual é o assunto principal do texto?
a) Uma exposição de arte internacional
b) A pintura de um mural na escola
c) A organização de um desfile
d) A venda de tintas no bairro
7. O tema do texto é:
a) Vandalismo urbano
b) A importância da disciplina na escola
c) A valorização da cultura local por meio da arte
d) As dificuldades de pintar um muro
8. O que podemos dizer sobre a reação dos moradores?
a) Reclamaram da pintura
b) Ajudaram na pintura
c) Ignoraram o projeto
d) Gostaram e elogiaram a ideia
9. A informação de que o mural virou ponto turístico está:
a) Implícita
b) Subentendida
c) Explícita
d) Indireta
10. Podemos inferir que os jovens:
a) Queriam ser famosos
b) Estavam obrigados a pintar o muro
c) Desejavam valorizar a cultura local
d) Não tinham o que fazer no fim de semana
Um presente inesperado
Joana adorava plantar. Mesmo morando em um apartamento, ela cultivava várias plantas em pequenos vasos. Um dia, ao chegar da escola, encontrou na porta de casa uma caixa com um bilhete: “Para quem sabe cuidar com carinho.” Ao abrir, encontrou uma muda de orquídea. Joana ficou emocionada. Não sabia quem havia deixado o presente, mas sentia que alguém reconhecia seu amor pelas plantas.
11. O assunto principal do texto é:
a) O presente misterioso que Joana recebeu
b) A decoração do apartamento de Joana
c) A rotina escolar de uma menina
d) A venda de orquídeas na cidade
12. Qual é o tema do texto?
a) O abandono de plantas
b) O carinho por alguém que cuida da natureza
c) A tristeza de morar em apartamento
d) A troca de cartas entre vizinhos
13. O que havia na caixa deixada na porta?
a) Um livro
b) Uma flor de plástico
c) Uma muda de orquídea
d) Ferramentas de jardinagem
14. A frase “Para quem sabe cuidar com carinho” indica:
a) Que a planta seria jogada fora
b) Que Joana cuida bem de suas plantas
c) Que Joana precisava de ajuda
d) Que a planta era perigosa
15. Podemos inferir que Joana:
a) Não gostava de plantas grandes
b) Era alérgica a flores
c) Ficou com medo do presente
d) Era conhecida por sua dedicação às plantas
BAIXAR ATIVIDADE
GABARITO:
1. b) A visita de um tamanduá à vila
2. b) Relação entre animais e seres humanos
3. c) Confuso e assustado
4. c) Dita de forma explícita
5. c) Acha importante proteger os animais
6. b) A pintura de um mural na escola
7. c) A valorização da cultura local por meio da arte
8. d) Gostaram e elogiaram a ideia
9. c) Explícita
10. c) Desejavam valorizar a cultura local
11. a) O presente misterioso que Joana recebeu
12. b) O carinho por alguém que cuida da natureza
13. c) Uma muda de orquídea
14. b) Que Joana cuida bem de suas plantas
15. d) Era conhecida por sua dedicação às plantas