Esta atividade sobre “Coesão e Coerência” pode ser baixada em PDF ao final desta página e seu respectivo gabarito também pode ser encontrado na região inferior desta página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
COMPARTILHE NOSSO SITE!
ATIVIDADE SOBRE COESÃO E COERÊNCIA
Leia o texto abaixo e responda às questões:
A vida no campo e na cidade
Muitas pessoas sonham em morar no campo, em busca de tranquilidade e contato com a natureza. Outras, no entanto, preferem viver na cidade, onde há mais opções de trabalho e lazer.
No campo, o ritmo de vida é mais lento e o ar é mais puro. Contudo, em algumas regiões, há dificuldades para acessar serviços essenciais, como saúde e educação. Por outro lado, na cidade, as pessoas podem encontrar hospitais, escolas e mercados mais próximos de suas casas.
Assim, cada pessoa deve escolher o que mais combina com seu estilo de vida.
1. No trecho “Contudo, em algumas regiões, há dificuldades para acessar serviços essenciais…”, a palavra “Contudo” estabelece uma relação de:
a) Adição
b) Oposição
c) Explicação
d) Conclusão
coesão e coerência
2. A repetição excessiva de palavras pode comprometer a coesão de um texto. No trecho “No campo, o ritmo de vida é mais lento e o ar é mais puro. Contudo, em algumas regiões, há dificuldades para acessar serviços essenciais”, qual estratégia foi utilizada para evitar a repetição da palavra “campo”?
a) Uso de sinônimos
b) Uso de pronomes
c) Uso de elipse
d) Uso de conjunções
3. Qual a importância dos conectivos (como “contudo”, “por outro lado”, “assim”) na construção do texto? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O uso da palavra “Assim”, no último período do texto, tem a função de:
a) Apresentar um fato novo
b) Introduzir um argumento contrário
c) Indicar uma conclusão
d) Explicar uma ideia anterior
5. O texto apresenta uma comparação entre a vida no campo e na cidade. Essa comparação contribui para a coerência textual? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A coesão referencial acontece quando um termo do texto substitui outro anteriormente citado. Qual expressão do texto evita a repetição da palavra “cidade”?
a) “No entanto”
b) “Outras, no entanto,”
c) “Serviços essenciais”
d) “Estilo de vida”
7. O texto apresenta alguma incoerência? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Um texto coerente deve apresentar uma sequência lógica de ideias. Qual trecho do texto reforça a organização sequencial das informações?
.
a) “Muitas pessoas sonham em morar no campo, em busca de tranquilidade e contato com a natureza.”
b) “Contudo, em algumas regiões, há dificuldades para acessar serviços essenciais.”
c) “Por outro lado, na cidade, as pessoas podem encontrar hospitais, escolas e mercados mais próximos de suas casas.”
d) “Assim, cada pessoa deve escolher o que mais combina com seu estilo de vida.”
9. Como a repetição de palavras pode comprometer a coesão textual? Dê um exemplo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. O uso de pronomes pode garantir a coesão textual. Qual das frases abaixo contém um pronome que substitui corretamente um termo já citado?
a) “A cidade é grande. A cidade possui muitos serviços.”
b) “A cidade é grande. Ela possui muitos serviços.”
c) “A cidade é grande. Cidade possui muitos serviços.”
d) “A cidade é grande. Serviço é importante.”
11. Leia a frase: “O trânsito na cidade é intenso. A cidade tem muitas opções de transporte.” Como essa construção pode ser reformulada para melhorar a coesão?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Qual das frases abaixo apresenta um problema de coerência?
a) “João comprou um carro novo. Agora ele pode viajar com mais conforto.”
b) “Maria estuda muito, pois quer passar na prova.”
c) “Pedro acordou cedo, mas chegou atrasado porque dormiu demais.”
d) “Os alunos fizeram a prova e foram para casa felizes.”
13. Explique a incoerência na alternativa correta da questão anterior.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14. Qual dos conectivos abaixo pode ser usado para indicar uma ideia de conclusão?
a) “Mas”
b) “Porém”
c) “Portanto”
d) “Ou seja”
15. Elabore um pequeno parágrafo sobre um tema de sua escolha, utilizando pelo menos dois conectivos para garantir a coesão e a coerência.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BAIXAR ATIVIDADE
GABARITO:
1. b) Oposição
2. c) Uso de elipse
3. Resposta esperada: Os conectivos estabelecem relações entre as ideias do texto, garantindo sua continuidade e organização lógica.
4. c) Indicar uma conclusão
5. Resposta esperada: Sim, pois a comparação organiza as informações de forma clara e lógica, ajudando o leitor a compreender as diferenças entre os dois estilos de vida.
6. b) “Outras, no entanto,”
7. Resposta esperada: Não há incoerências no texto, pois as ideias estão organizadas logicamente.
8. d) “Assim, cada pessoa deve escolher o que mais combina com seu estilo de vida.”
9. Resposta esperada: A repetição excessiva pode tornar o texto cansativo e pouco fluido. Exemplo: “O carro é vermelho. O carro é grande. O carro está na garagem.”
10. b) “A cidade é grande. Ela possui muitos serviços.”
11. Resposta esperada: “O trânsito na cidade é intenso, pois ela tem muitas opções de transporte.”
12. c) “Pedro acordou cedo, mas chegou atrasado porque dormiu demais.”
13. Resposta esperada: A frase é incoerente, pois acordar cedo e dormir demais são ideias contraditórias.
14. c) “Portanto”
15. Resposta esperada: O aluno deve criar um parágrafo que use conectivos corretamente.
Mensagem para o público
Prezados(as) colegas professores(as),
Espero que este espaço continue sendo um valioso aliado no nosso dia a dia em sala de aula. Com muita dedicação, venho construindo este site com atividades e recursos de Língua Portuguesa para auxiliar nosso trabalho.
Para que este projeto continue crescendo e oferecendo conteúdo de qualidade, conto com o apoio de vocês. Manter o site ativo envolve custos, e qualquer contribuição, por menor que seja, faz toda a diferença.
Se você acredita no valor deste trabalho e deseja colaborar, pode fazer uma doação através do Pix, utilizando o QR code abaixo.
Agradeço imensamente o apoio de cada um de vocês. Juntos, podemos fortalecer a educação e compartilhar conhecimento.
Um abraço,
Professora Suzana