Atividade sobre Cordel (com Gabarito) – 6º ano

Esta atividade sobre “Cordel” pode ser baixada em PDF ao final da página e seu respectivo pode ser encontrado, também, ao final desta página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

 

Atividade sobre cordel - professora Suzana

Atividade – Explorando o Cordel

 

Leia o trecho abaixo com atenção:

A Magia do Cordel
(Autoria própria)

Nas feiras do interior,
Quem chega pode encontrar
Um cordel pendurado
Esperando alguém comprar.
Histórias que ganham vida,
Basta alguém para escutar.

Tem herói enfrentando monstro,
Tem princesa encantada,
Tem crítica à política
E também piada engraçada.
O cordel é do povo,
É cultura bem falada.

Com rimas e muita graça,
O poeta vai rimando,
Em sextilhas bem contadas
Vai o povo conquistando.
No folheto de papel,
Tem saber se espalhando.

1. O texto acima é um exemplo de:

A) Fábula
B) Crônica
C) Poema de Cordel
D) Propaganda

2. Explique com suas palavras o que é um cordel.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Segundo o texto, onde é comum encontrar cordéis à venda?

A) Em livrarias de luxo
B) Em shoppings
C) Nas feiras do interior
D) Apenas na internet

4. Quais são alguns dos temas abordados no cordel, segundo o texto?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Sobre a estrutura do cordel, podemos afirmar que:

A) É escrito sempre em prosa.
B) Usa rimas e métricas simples.
C) Não tem ritmo nem rima.
D) É sempre humorístico.

6. Qual a importância do cordel como manifestação cultural brasileira?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Qual dessas opções é uma característica típica do cordel?

A) Uso de linguagem técnica
B) Uso de imagens realistas apenas
C) Rimas e oralidade
D) Escrita em inglês

8. Cite um tipo de personagem que pode aparecer em um cordel e explique por que ele(a) é interessante nesse tipo de narrativa.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Qual o material mais tradicional usado para imprimir cordéis?

A) Pedra
B) Couro
C) Papel simples
D) Plástico colorido

10. Observe os dois primeiros versos do texto:

“Nas feiras do interior,
Quem chega pode encontrar”

Esses versos têm uma rima. Escreva outro par de versos que também rimem entre si.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. O trecho “O cordel é do povo, / É cultura bem falada” mostra que o cordel:

A) Só pode ser escrito por professores.
B) É uma tradição popular e valorizada.
C) Deve ser lido apenas em silêncio.
D) É feito apenas para crianças.

12. Você já viu ou leu algum cordel antes? Onde foi? Como era?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Quando o texto diz “No folheto de papel, / Tem saber se espalhando”, ele quer dizer que:

A) Os cordéis trazem informações e conhecimento.
B) Os cordéis servem só para divertir.
C) O papel do cordel é colorido.
D) O folheto está voando.

14. Imagine que você escreveria um cordel. Qual tema escolheria? Por quê?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Qual das opções abaixo não é uma característica típica dos cordéis?

A) Humor
B) Oralidade
C) Criação de personagens
D) Escrita com linguagem difícil e técnica

GABARITO:

1. C) Poema de Cordel

2. Sugestão de resposta:
Cordel é um tipo de poema popular, escrito com rimas e ritmo, geralmente publicado em folhetos e lido ou recitado em voz alta, principalmente em feiras do interior.

3. Resposta correta: C) Nas feiras do interior

4. Sugestão de resposta:
O texto fala que os cordéis podem tratar de heróis, monstros, princesas, política, piadas e temas do dia a dia.

5. Resposta correta: B) Usa rimas e métricas simples.

6. Sugestão de resposta:
O cordel é importante porque representa a cultura popular, transmite saberes do povo, diverte, ensina e ajuda a manter viva a tradição oral brasileira.

7. Resposta correta: C) Rimas e oralidade

8. Sugestão de resposta:
Um personagem interessante pode ser um herói nordestino, porque ele representa coragem, justiça e luta contra as dificuldades do povo.

9. Resposta correta: C) Papel simples

10. Sugestão de resposta (exemplo de rima):
“No sertão faz muito sol,
Mas o povo tem farol.”

(Ou qualquer par de versos criados pelo aluno com rimas simples.)

11. Resposta correta: B) É uma tradição popular e valorizada

12. Sugestão de resposta:
Resposta pessoal do aluno. O professor pode considerar válida qualquer experiência real ou imaginária com cordel (feiras, livros, vídeos, aulas, internet etc.).

13. Resposta correta: A) Os cordéis trazem informações e conhecimento.

14. Sugestão de resposta:
Resposta pessoal do aluno. Pode citar temas como amizade, família, escola, natureza, aventuras, animais etc., desde que traga uma justificativa, como: “porque gosto do tema” ou “porque é importante falar sobre isso.”

15. Resposta correta: D) Escrita com linguagem difícil e técnica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima