Esta atividade sobre o gênero “fábula” pode ser baixada em PDF ao final desta página, assim como seu respectivo pode ser encontrado na região inferior desta página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
COMPARTILHE NOSSO SITE!
Atividade sobre o Gênero Fábula
Leia a fábula abaixo e responda às questões.
A Raposa e as Uvas
Uma raposa faminta perambulava pelo campo quando viu um parreiral carregado de uvas maduras e suculentas. As uvas estavam no alto, penduradas em uma videira.
A raposa, ao ver aquele banquete, pensou: “Que uvas deliciosas! Preciso pegá-las!” Ela pulou uma vez, duas vezes, três vezes, mas não conseguiu alcançá-las. Tentou de todas as formas, mas as uvas continuavam fora de seu alcance.
A raposa então decidiu tomar impulso e correr em direção à videira, saltando com toda a força que tinha. Mas, ao cair de volta ao chão, percebeu que estava cansada e que suas pernas já não respondiam como antes. Ela olhou para as uvas e sentiu um misto de frustração e raiva. “Não faz sentido eu continuar tentando”, pensou ela. “Provavelmente, essas uvas nem são tão boas assim!”
Antes de ir embora, a raposa ainda ficou alguns minutos observando a videira. Pensou em tentar de novo, mas sua força de vontade havia desaparecido. Resignada, virou-se e saiu, convencida de que era melhor fingir que nunca desejou aquelas uvas. “Essas uvas devem estar verdes mesmo!”, murmurou, desaparecendo entre as árvores.
Moral da história: Muitas vezes, desprezamos aquilo que não conseguimos conquistar.
1. Qual é o título da fábula?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quem são os personagens dessa fábula?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que a raposa queria fazer?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Por que a raposa desistiu?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual foi a justificativa que a raposa deu por não conseguir pegar as uvas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. O que essa história nos ensina?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. As fábulas sempre trazem uma moral. O que significa “moral da história”?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
8. O trecho “Essas uvas devem estar verdes mesmo!” indica que a raposa estava falando a verdade? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que caracteriza um texto como fábula?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. As personagens das fábulas costumam ser animais. Por que isso acontece?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. O narrador dessa fábula participa da história ou apenas a conta? Qual é a sua classificação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. O que aconteceria se a raposa conseguisse pegar as uvas? Invente um novo final para a história.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
13. No trecho “Tentou de todas as formas, mas as uvas continuavam fora de seu alcance.”, a expressão “de todas as formas” indica:
A) Lugar
B) Modo
C) Tempo
D) Intensidade
14. O uso de animais com características humanas na fábula é um exemplo de:
A) Metáfora
B) Personificação
C) Comparacão
D) Ironia
15. Qual autor ficou famoso por escrever fábulas clássicas, como “A Lebre e a Tartaruga” e “O Leão e o Rato”?
A) Esopo
B) Monteiro Lobato
C) Machado de Assis
D) Hans Christian Andersen
BAIXAR ATIVIDADE
GABARITO:
1. A Raposa e as Uvas
2. A raposa
3. Pegar as uvas
4. Porque não conseguiu alcaná-las
5. Disse que as uvas estavam verdes
6. Ensinamento sobre menosprezar o que não conseguimos
7. A moral é a lição que a história ensina
8. Não. Ela disse isso para se conformar
9. Texto curto, com animais e uma moral
10. Porque os animais representam comportamentos humanos
11. Narrador observador
12. Resposta pessoal
13. B) Modo
14. B) Personificação
15. A) Esopo
MENSAGEM PARA O PÚBLICO
Prezados(as) colegas professores(as),
Espero que este espaço continue sendo um valioso aliado no nosso dia a dia em sala de aula. Com muita dedicação, venho construindo este site com atividades e recursos de Língua Portuguesa para auxiliar nosso trabalho.
Para que este projeto continue crescendo e oferecendo conteúdo de qualidade, conto com o apoio de vocês. Manter o site ativo envolve custos, e qualquer contribuição, por menor que seja, faz toda a diferença.
Se você acredita no valor deste trabalho e deseja colaborar, pode fazer uma doação através do Pix, utilizando o QR code abaixo.
Agradeço imensamente o apoio de cada um de vocês. Juntos, podemos fortalecer a educação e compartilhar conhecimento.
Um abraço,
Professora Suzana