Atividade sobre Oração Coordenada (com Gabarito)

Esta atividade sobre “Oração Coordenada” pode ser baixada em PDF ao final desta página, assim como seu respectivo gabarito encontra-se na região inferior desta mesma página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

Atividade sobre oração coordenada - professora Suzana

Atividade –  Orações Coordenadas

 

Leia atentamente as questões e responda conforme solicitado.

1. Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética adversativa:

a) O sol brilhou e os pássaros cantaram alegres.
b) Ele estudou muito, mas não conseguiu passar na prova.
c) Comprei os ingressos, logo poderemos ir ao cinema.
d) O vento soprava forte, pois a tempestade se aproximava.

 

2. Qual das alternativas abaixo contém uma oração coordenada conclusiva?

a) Choveu a noite toda, logo as ruas amanheceram alagadas.
b) Fizemos o trabalho e apresentamos na sala.
c) Corri bastante, mas não consegui chegar a tempo.
d) Não compareceu à reunião porque estava doente.

 

3. Identifique a conjunção que indica uma relação de soma entre as orações:

a) mas
b) logo
c) e
d) portanto

 

4. Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética explicativa:

a) Ele falava baixinho, pois estava com medo.
b) Gritei muito, mas ninguém me ouviu.
c) O livro era interessante e divertido.
d) A escola estava fechada, logo voltamos para casa.

 

5. Qual das orações abaixo é coordenada assindética?

a) Não gostava de estudar, por isso repetiu o ano.
b) A professora explicou tudo com paciência. Os alunos entenderam.
c) Eu falei baixo, mas ele ainda me ouviu.
d) Ele treinou muito, portanto venceu a competição.

6. Explique a diferença entre uma oração coordenada sindética e uma assindética.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Identifique a conjunção e classifique o tipo de oração presente na seguinte frase:

    • “Estava muito cansado, portanto fui dormir cedo.”

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Reescreva a seguinte frase empregando uma oração coordenada adversativa:

“Ele tentou resolver o problema de várias formas. Não conseguiu encontrar a solução.”

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Escreva uma frase que contenha uma oração coordenada sindética alternativa.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. No trecho: “Ela estudou bastante, contudo não obteve a nota desejada”, qual é o valor semântico da conjunção destacada?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. Reescreva a seguinte frase substituindo a conjunção adversativa por outra de mesmo valor semântico:

  • “Ele quer viajar, mas não tem dinheiro.”

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. Leia a frase abaixo e responda:

  • “Ela treinava diariamente, logo melhorou seu desempenho.”

A oração destacada é coordenada de que tipo? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13.Escreva um pequeno parágrafo utilizando pelo menos três tipos diferentes de orações coordenadas.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. No trecho: “Não apenas estudava, mas também praticava exercícios diariamente”, qual é o tipo de oração coordenada presente?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Complete a frase para formar uma oração coordenada adequada:

  • “Cheguei cedo ao aeroporto, _____________ o voo estava atrasado.”

 

 

 

BAIXAR ATIVIDADE

 

GABARITO:

 

1. Resposta: b) Ele estudou muito, mas não conseguiu passar na prova. (A conjunção “mas” indica uma ideia de oposição, caracterizando uma oração coordenada adversativa.)

2. Resposta: a) Choveu a noite toda, logo as ruas amanheceram alagadas. (A conjunção “logo” indica conclusão.)

3. Resposta: c) e (A conjunção “e” estabelece uma relação de soma ou adição entre as orações.)

4. Resposta: a) Ele falava baixinho, pois estava com medo. (A conjunção “pois” indica explicação.)

5. Resposta: b) A professora explicou tudo com paciência. Os alunos entenderam. (Não há conjunção ligando as orações, caracterizando uma oração coordenada assindética.)

6. Resposta: Uma oração coordenada sindética é aquela que apresenta uma conjunção ligando as orações, enquanto a assindética não possui conjunção e se conecta por meio de pontuação.

7. Resposta: A conjunção “portanto” indica conclusão, caracterizando uma oração coordenada sindética conclusiva.

8. Resposta: “Ele tentou resolver o problema de várias formas, mas não conseguiu encontrar a solução.” (A conjunção “mas” estabelece oposição entre as ideias.)

9. Resposta: Exemplo: “Ou estudamos agora, ou nos arrependeremos depois.” (A conjunção “ou” indica alternância.)

10. Resposta: A conjunção “contudo” expressa adversidade, indicando uma oposição entre as orações.

11. Resposta: “Ele quer viajar, contudo não tem dinheiro.” (A conjunção “contudo” substitui “mas” sem alterar o sentido.)

12. Resposta: Oração coordenada sindética conclusiva, pois “logo” indica uma consequência lógica da oração anterior.

13. Resposta: Exemplo: “Fui ao cinema e gostei muito do filme, mas meu amigo não gostou, logo saímos antes do final.” (Contém orações coordenadas aditiva, adversativa e conclusiva.)

14. Resposta: Oração coordenada sindética aditiva. (A construção “não apenas… mas também” adiciona informações.)

15. Resposta: Exemplo: “Cheguei cedo ao aeroporto, mas o voo estava atrasado.” (A conjunção “mas” indica oposição entre as ideias.)

 

MENSAGEM PARA O PÚBLICO

 

Prezados(as) colegas professores(as),

Espero que este espaço continue sendo um valioso aliado no nosso dia a dia em sala de aula. Com muita dedicação, venho construindo este site com atividades e recursos de Língua Portuguesa para auxiliar nosso trabalho.

Para que este projeto continue crescendo e oferecendo conteúdo de qualidade, conto com o apoio de vocês. Manter o site ativo envolve custos, e qualquer contribuição, por menor que seja, faz toda a diferença.
Se você acredita no valor deste trabalho e deseja colaborar, pode fazer uma doação através do Pix, utilizando o QR code abaixo. 

Agradeço imensamente o apoio de cada um de vocês. Juntos, podemos fortalecer a educação e compartilhar conhecimento.

Um abraço,
Professora Suzana

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima