
contudo
Atividade de Língua Portuguesa: Gênero Poema
além disso
Tema: Poema – Estrutura, Linguagem e Interpretação
certamente
Leia atentamente o poema abaixo.
“As sem-razões do amor”
(Carlos Drummond de Andrade)
Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Eu te amo porque te amo.
Fonte: Andrade, C. D. (2000). Amar se Aprende Amando. Rio de Janeiro: Record.
embora
1. Qual é a ideia central do poema?
a) O amor como uma troca entre duas pessoas.
b) O amor como uma experiência que exige reciprocidade.
c) O amor como uma condição livre e incondicional.
d) O amor como algo que segue regras sociais.
2. Explique o significado da frase “Amor é estado de graça e com amor não se paga” no contexto do poema.
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3. No verso “Amor foge a dicionários e a regulamentos vários”, o poeta sugere que:
a) O amor é simples de entender.
b) O amor não pode ser definido ou limitado por regras.
c) Os dicionários não possuem definições suficientes sobre amor.
d) O amor segue regulamentos claros.
4. Por que o poeta afirma que “Amor é dado de graça”? Relacione a resposta com o tema do poema.
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5. O eu lírico repete a frase “Eu te amo porque te amo”. Essa repetição destaca:
a) A simplicidade e a profundidade do amor.
b) A dúvida sobre o sentimento.
c) A necessidade de justificar o amor.
d) A complexidade do relacionamento.
6. Identifique e analise o uso de figuras de linguagem no poema, destacando duas que você encontrou.
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7. Qual é o tipo de linguagem predominante no poema?
a) Denotativa
b) Conotativa
c) Técnica
d) Informativa
porém
8. Qual a função da repetição ao longo do poema? Cite exemplos para justificar sua resposta.
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9. No verso “Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim”, o eu lírico está:
a) Negando o amor-próprio.
b) Relacionando o amor a si mesmo e ao outro.
c) Contrapondo amor próprio e amor ao outro.
d) Indicando que o amor próprio é maior do que o amor ao outro.
10. Explique como a estrutura livre do poema contribui para a transmissão da mensagem principal.
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então
11. Com base no poema, escreva um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) sobre o que o amor significa para você. Use linguagem poética e, se possível, empregue figuras de linguagem.
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12. O título do poema, “As sem-razões do amor”, indica que o amor:
a) Sempre precisa ser justificado.
b) Não exige explicações ou motivos.
c) Depende de razões concretas para existir.
d) É apenas uma troca racional entre pessoas.
pois
13. No poema, o amor é descrito como algo que “foge a dicionários e a regulamentos vários”. Você concorda com essa visão? Por quê? Explique sua resposta.