Atividade sobre Propaganda (com Gabarito)

Esta atividade sobre propaganda pode ser baixada em PDF ao final desta página, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito com carinho.

além disso

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

porém

Atividade sobre propaganda - professora Suzana

mas

Atividade sobre Propaganda – Análise Crítica e Compreensão

então

Leia os textos publicitários abaixo e responda às questões.

embora

Texto 1

Trecho de uma propaganda do Banco Itaú (2022)

“Leia para uma criança. Um mundo cheio de possibilidades começa com a imaginação. Incentivar a leitura desde cedo faz toda a diferença.”
Fonte: Banco Itaú – Leia para uma criança. Disponível em: https://www.itau.com.br/crianca/. Acesso em: 19 jan. 2025.

porque

Texto 2

Trecho de uma propaganda da Dove (2021)

“Porque sua pele merece o melhor. O sabonete Dove nutre profundamente, restaurando a hidratação que sua pele precisa todos os dias.”
Fonte: Dove Brasil. Disponível em: https://www.dove.com/br. Acesso em: 19 jan. 2025.

por isso

1. Leia os dois itens a seguir e julgue com F ou V.

(   ) No texto do Banco Itaú, a palavra “imaginação” é usada para transmitir uma ideia de criatividade e transformação.
(   ) No texto da Dove, o uso da expressão “sua pele merece o melhor” busca criar uma relação emocional com o consumidor.

afinal

2. Qual é o público-alvo principal de cada uma das propagandas, respectivamente?

A) Crianças e jovens / Adultos.
B) Pais e responsáveis / Mulheres.
C) Educadores / Profissionais de saúde.
D) Jovens / Homens.

afinal

3. Ambas as propagandas utilizam argumentos emocionais. Qual das opções justifica isso?

A) Apresentam fatos científicos para validar seus produtos.
B) Criam conexão emocional para incentivar ações e consumo.
C) Usam linguagem técnica para impactar os leitores.
D) Focam no público-alvo infantil.

contudo

4. Leia os dois itens a seguir e julgue com F ou V.

(   ) As duas propagandas têm como objetivo informar sobre ações sociais realizadas pelas empresas.

(   ) Apenas uma das propagandas tem como objetivo informar sobre as ações sociais realizadas pela empresa.

certamente

5. Explique qual é a função social da propaganda do Banco Itaú.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Quais recursos de linguagem estão presentes na propaganda da Dove para convencer o público? Cite dois exemplos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Compare os dois textos e diga como cada um busca a atenção do leitor.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Qual é a importância da escolha de palavras como “imaginação” e “merece” nos textos publicitários?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Como o uso de uma linguagem simples e direta contribui para o impacto dessas propagandas?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Que mensagem implícita está presente na frase: “Leia para uma criança”?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Por que a propaganda da Dove menciona o benefício de “restaurar a hidratação” para promover o produto?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. O que as duas propagandas têm em comum em relação ao tom utilizado?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Ambas as propagandas trabalham com promessas ao público. Identifique-as e explique se são reais ou apenas simbólicas.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Em sua opinião, qual das propagandas é mais eficiente? Justifique sua resposta com base na análise dos textos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

mas
então
pois

BAIXAR ATIVIDADE
GABARITO

contudo
porque
então
assim
mas
pois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *