Esta atividade sobre “Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração” pode ser baixada em PDF ao final desta página. Além disso, seu respectivo gabarito pode ser encontrado na área inferior desta mesma página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
COMPARTILHE NOSSO SITE!!
.
Atividade de Língua Portuguesa
Termos da Oração: Essenciais, Integrantes e Acessórios
1. (SAEB) Em: “A aluna apresentou o trabalho com segurança.”, qual alternativa apresenta corretamente os termos essenciais da oração?
a) Sujeito e predicado
b) Verbo e objeto direto
c) Sujeito e verbo
d) Sujeito e objeto direto
2. Assinale a alternativa em que o termo destacado é um complemento nominal:
a) Ela tinha esperança na vitória.
b) Ela comprou flores coloridas.
c) A menina corria felizmente.
d) Todos estavam na sala.
3. Leia:
“O professor explicou o conteúdo aos alunos.”
O termo “aos alunos” exerce a função de:
a) objeto direto
b) adjunto adverbial
c) objeto indireto
d) complemento nominal
4. (V ou F) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações:
( ) O sujeito e o predicado formam os termos essenciais da oração.
( ) O complemento nominal completa o sentido de nomes.
( ) O adjunto adnominal completa o sentido de verbos.
( ) O objeto direto exige preposição obrigatória.
5. Em: “A moça de cabelos cacheados leu um romance policial.”, o termo “de cabelos cacheados” é:
a) predicativo
b) adjunto adnominal
c) aposto
d) complemento nominal
6. Assinale a oração que apresenta objeto direto e objeto indireto:
a) Ana gosta de chocolate.
b) Enviamos cartas ao diretor.
c) Respondeu à carta.
d) O professor explicou com calma.
7. Em: “Todos os alunos participaram da apresentação com entusiasmo.”, o termo “com entusiasmo” exerce a função de:
a) complemento nominal
b) objeto indireto
c) adjunto adnominal
d) adjunto adverbial
8. Classifique os termos destacados nas frases abaixo:
a) Os estudantes discutiram o tema da redação. ___________________________________________________
b) A professora chegou com atraso. _____________________________________________________________
c) A alegria dos alunos era visível. ______________________________________________________________
9. Reescreva a oração abaixo substituindo o objeto direto por um objeto indireto, mantendo o sentido:
“A secretária organizou os documentos.”
10. Na frase “A cidade do interior cresceu rapidamente.”, identifique:
a) O sujeito: ________________________________________________________________________________
b) O predicado: _____________________________________________________________________________
c) Um termo acessório: _______________________________________________________________________
11. Escreva uma oração que contenha:
- Sujeito simples
- Objeto direto
- Adjunto adnominal
12. Explique a diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal, usando exemplos.
13. Analise a frase e identifique os termos da oração:
“O aluno dedicado respondeu à pergunta com atenção.”
14. Dê um exemplo de oração com complemento nominal e justifique sua resposta.
15. Leia: “A diretora convocou os professores para a reunião.”
a) Qual é o objeto direto? _____________________________________________________________________
b) Qual é o objeto indireto? ____________________________________________________________________
c) Há algum termo acessório? Qual? ____________________________________________________________
GABARITO:
1. c) Sujeito e verbo
2. a) Ela tinha esperança na vitória.
3. c) objeto indireto
4. V – V – F – F
5. b) adjunto adnominal
6. b) Enviamos cartas ao diretor.
7. d) adjunto adverbial
8.
a) Objeto direto
b) Adjunto adverbial
c) Complemento nominal
9. Exemplo: A secretária organizou os documentos para o gerente.
(“para o gerente” = objeto indireto)
10.
a) A cidade do interior
b) cresceu rapidamente
c) rapidamente (adjunto adverbial)
11. Exemplo: O menino curioso leu o livro.
(Sujeito: O menino curioso / Objeto direto: o livro / Adjunto adnominal: curioso)
12.
-
Complemento nominal: completa o sentido de nomes com preposição. Ex: “Esperança de vitória.”
-
Adjunto adnominal: caracteriza um nome, sem completar seu sentido. Ex: “Vitória inesperada.”
13.
-
Sujeito: O aluno dedicado
-
Verbo: respondeu
-
Objeto indireto: à pergunta
-
Adjunto adnominal: dedicado
-
Adjunto adverbial: com atenção
14. Exemplo: Ela tinha medo de altura.
Justificativa: “de altura” completa o nome “medo” e inicia-se por preposição → complemento nominal.
15.
a) os professores (objeto direto)
b) para a reunião (objeto indireto)
c) Não há termo acessório explícito (mas se houvesse um advérbio, por exemplo, ele seria um termo acessório).