Denotação e Conotação – Atividade (com Gabarito)

Esta atividade sobre “Denotação e Conotação” pode ser baixada em PDF, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você. 

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

Atividade sobre denotação e conotação - professora Suzana

 

Atividade de Língua Portuguesa: Denotação e Conotação

 

1. Leia as frases abaixo e classifique-as em denotativas ou conotativas:

a) O céu está azul e sem nuvens. __________________________________________________________
b) Ele estava nas nuvens depois da boa notícia. ______________________________________________
c) A água ferveu a 100°C. ________________________________________________________________
d) Ela tem um coração de pedra. __________________________________________________________
e) O cachorro latiu durante a noite. _________________________________________________________

 

2. Identifique e justifique o uso da linguagem conotativa nas frases abaixo:

a) “Ela é um amor de pessoa.” 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) “Seu sorriso é um raio de sol.” 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Reescreva as frases a seguir, transformando a linguagem conotativa em denotativa:

a) “O menino é um leão quando joga futebol.” _____________________________________________________

b) “Ela tem estrelas nos olhos.” _________________________________________________________________

 

4. Complete as frases com uma expressão conotativa:

a) Ele ficou tão bravo que parecia um(a) _______________.

b) A despedida deixou um _______________ em seu coração.

 

5. Assinale a alternativa que apresenta linguagem denotativa:

a) (   ) A menina é uma flor.
b) (   ) O sol nasceu às seis da manhã.
c) (   ) Ela tem mãos de fada.
d) (   ) Aquele rapaz é um gato.

 

6. Explique a diferença entre as frases abaixo:

a) O garoto é um peixe na água.
b) O garoto viu um peixe na água.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Dê dois exemplos de linguagem conotativa em um poema ou música que você conhece.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Marque D para denotação e C para conotação nas frases abaixo:

a) (    ) A casa estava pegando fogo.
b) (    ) O amor incendiava seu peito.
c) (    ) O gato miou a noite toda.
d) (    ) Ele é um gato!
e) (    ) As estrelas brilharam forte ontem.

 

9. Crie duas frases: uma utilizando linguagem denotativa e outra utilizando linguagem conotativa.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Explique o efeito de sentido causado pelo uso da linguagem conotativa em propagandas publicitárias.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. Leia o trecho a seguir e destaque uma expressão conotativa presente:

“O tempo é um rio que leva as nossas memórias.”

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. Transforme a frase abaixo de conotativa para denotativa:

“Ela carrega um mar de lágrimas nos olhos.”

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13. Relacione corretamente:

1. Denotação
2. Conotação

(   ) Ele tinha um olhar gelado.
(   ) O gelo derrete a zero grau.
(   ) A primavera chegou com suas flores.
(   ) Ele vive uma primavera no amor.

 

14. Complete com palavras conotativas para formar metáforas:

a) Seus olhos são _______________________________________________________.

b) Meu coração é ________________________________________________________.

 

15. Leia as frases abaixo e classifique-as em denotativas ou conotativas.

a) O sol brilha no céu. __________________________________________________
b) Ele tem um brilho no olhar. ____________________________________________
c) O rio corre para o mar. _______________________________________________
d) As lágrimas corriam por seu rosto. ______________________________________
e) A flor exalava um cheiro doce. _________________________________________
f) Ele é uma flor de pessoa. _____________________________________________
g) A montanha é alta. __________________________________________________
h) Ela tem um coração de gelo. __________________________________________
i) O vento uivava lá fora. ________________________________________________
j) Ele uivou de dor. ____________________________________________________
k) O tempo voa. ______________________________________________________
l) O relógio marca 10 horas. _____________________________________________
m) A fera rugiu no zoológico. ____________________________________________
n) Ele é uma fera nos esportes. __________________________________________
o) O mar está calmo hoje. _______________________________________________
p) Meu coração é um mar de emoções. ____________________________________
q) As estrelas enchem o céu à noite. _______________________________________
r) Ela tem estrelas nos olhos. _____________________________________________
s) O gelo derrete ao sol. _________________________________________________
t) Ele tem um olhar gelado. _______________________________________________
u) A ponte liga as duas cidades. ___________________________________________
v) A amizade é uma ponte entre nós. ________________________________________
w) O fogo aquece a casa. ________________________________________________
x) A paixão é um fogo que arde. ___________________________________________
y) A chuva molhou o chão. _______________________________________________
z) As palavras dele foram uma tempestade. __________________________________

 

BAIXAR ATIVIDADE

 

1. a) Denotativa
b) Conotativa
c) Denotativa
d) Conotativa
e) Denotativa

2. a) “Ela é um anjo de pessoa.” (Conotação – metáfora para bondade)
b) “Seu sorriso é um raio de sol.” (Conotação – metáfora para alegria)

3. a) O menino joga futebol muito bem.
b) Ela tem olhos brilhantes.

4. a) Ele ficou tão bravo que parecia um leão.
b) A despedida deixou um vazio em seu coração.

5. b) O sol nasceu às seis da manhã.

6. a) Conotação – significa que o garoto nada muito bem.
b) Denotação – refere-se ao ato literal de ver um peixe na água.

7. (Resposta pessoal)

8. a) (D)
b) (C)
c) (D)
d) (C)
e) (D)

9. (Resposta pessoal)

10. A linguagem conotativa desperta emoções e cria associações simbólicas para convencer o público.

11. “O tempo é um rio” – metáfora para passagem do tempo.

12. Ela estava chorando muito.

13. a) (2) Ele tinha um olhar gelado.
b) (1) O gelo derrete a zero grau.
c) (1) A primavera chegou com suas flores.
d) (2) Ele vive uma primavera no amor.

14. a) Seus olhos são duas estrelas.
b) Meu coração é um vulcão de emoções.

15. a) D
b) C
c) D
d) C
e) D
f) C
g) D
h) C
i) C
j) C
k) C
l) D
m) D
n) C
o) D
p) C
q) D
r) C
s) D
t) C
u) D
v) C
w) D
x) C
y) D
z) C

 

Mensagem para o público

 

Prezados(as) colegas professores(as),

Espero que este espaço continue sendo um valioso aliado no nosso dia a dia em sala de aula. Com muita dedicação, venho construindo este site com atividades e recursos de Língua Portuguesa para auxiliar nosso trabalho.

Para que este projeto continue crescendo e oferecendo conteúdo de qualidade, conto com o apoio de vocês. Manter o site ativo envolve custos, e qualquer contribuição, por menor que seja, faz toda a diferença.
Se você acredita no valor deste trabalho e deseja colaborar, pode fazer uma doação através do Pix, utilizando o QR code abaixo. 

Agradeço imensamente o apoio de cada um de vocês. Juntos, podemos fortalecer a educação e compartilhar conhecimento.

Um abraço,
Professora Suzana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima