Esta atividade sobre “Denotação e Conotação” pode ser baixada em PDF, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
COMPARTILHE NOSSO SITE!!
Atividade de Língua Portuguesa: Denotação e Conotação
1. Leia as frases abaixo e classifique-as em denotativas ou conotativas:
a) O céu está azul e sem nuvens. __________________________________________________________
b) Ele estava nas nuvens depois da boa notícia. ______________________________________________
c) A água ferveu a 100°C. ________________________________________________________________
d) Ela tem um coração de pedra. __________________________________________________________
e) O cachorro latiu durante a noite. _________________________________________________________
2. Identifique e justifique o uso da linguagem conotativa nas frases abaixo:
a) “Ela é um amor de pessoa.”
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) “Seu sorriso é um raio de sol.”
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Reescreva as frases a seguir, transformando a linguagem conotativa em denotativa:
a) “O menino é um leão quando joga futebol.” _____________________________________________________
b) “Ela tem estrelas nos olhos.” _________________________________________________________________
4. Complete as frases com uma expressão conotativa:
a) Ele ficou tão bravo que parecia um(a) _______________.
b) A despedida deixou um _______________ em seu coração.
5. Assinale a alternativa que apresenta linguagem denotativa:
a) ( ) A menina é uma flor.
b) ( ) O sol nasceu às seis da manhã.
c) ( ) Ela tem mãos de fada.
d) ( ) Aquele rapaz é um gato.
6. Explique a diferença entre as frases abaixo:
a) O garoto é um peixe na água.
b) O garoto viu um peixe na água.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Dê dois exemplos de linguagem conotativa em um poema ou música que você conhece.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Marque D para denotação e C para conotação nas frases abaixo:
a) ( ) A casa estava pegando fogo.
b) ( ) O amor incendiava seu peito.
c) ( ) O gato miou a noite toda.
d) ( ) Ele é um gato!
e) ( ) As estrelas brilharam forte ontem.
9. Crie duas frases: uma utilizando linguagem denotativa e outra utilizando linguagem conotativa.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Explique o efeito de sentido causado pelo uso da linguagem conotativa em propagandas publicitárias.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. Leia o trecho a seguir e destaque uma expressão conotativa presente:
“O tempo é um rio que leva as nossas memórias.”
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Transforme a frase abaixo de conotativa para denotativa:
“Ela carrega um mar de lágrimas nos olhos.”
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Relacione corretamente:
1. Denotação
2. Conotação
( ) Ele tinha um olhar gelado.
( ) O gelo derrete a zero grau.
( ) A primavera chegou com suas flores.
( ) Ele vive uma primavera no amor.
14. Complete com palavras conotativas para formar metáforas:
a) Seus olhos são _______________________________________________________.
b) Meu coração é ________________________________________________________.
15. Leia as frases abaixo e classifique-as em denotativas ou conotativas.
a) O sol brilha no céu. __________________________________________________
b) Ele tem um brilho no olhar. ____________________________________________
c) O rio corre para o mar. _______________________________________________
d) As lágrimas corriam por seu rosto. ______________________________________
e) A flor exalava um cheiro doce. _________________________________________
f) Ele é uma flor de pessoa. _____________________________________________
g) A montanha é alta. __________________________________________________
h) Ela tem um coração de gelo. __________________________________________
i) O vento uivava lá fora. ________________________________________________
j) Ele uivou de dor. ____________________________________________________
k) O tempo voa. ______________________________________________________
l) O relógio marca 10 horas. _____________________________________________
m) A fera rugiu no zoológico. ____________________________________________
n) Ele é uma fera nos esportes. __________________________________________
o) O mar está calmo hoje. _______________________________________________
p) Meu coração é um mar de emoções. ____________________________________
q) As estrelas enchem o céu à noite. _______________________________________
r) Ela tem estrelas nos olhos. _____________________________________________
s) O gelo derrete ao sol. _________________________________________________
t) Ele tem um olhar gelado. _______________________________________________
u) A ponte liga as duas cidades. ___________________________________________
v) A amizade é uma ponte entre nós. ________________________________________
w) O fogo aquece a casa. ________________________________________________
x) A paixão é um fogo que arde. ___________________________________________
y) A chuva molhou o chão. _______________________________________________
z) As palavras dele foram uma tempestade. __________________________________
BAIXAR ATIVIDADE
1. a) Denotativa
b) Conotativa
c) Denotativa
d) Conotativa
e) Denotativa
2. a) “Ela é um anjo de pessoa.” (Conotação – metáfora para bondade)
b) “Seu sorriso é um raio de sol.” (Conotação – metáfora para alegria)
3. a) O menino joga futebol muito bem.
b) Ela tem olhos brilhantes.
4. a) Ele ficou tão bravo que parecia um leão.
b) A despedida deixou um vazio em seu coração.
5. b) O sol nasceu às seis da manhã.
6. a) Conotação – significa que o garoto nada muito bem.
b) Denotação – refere-se ao ato literal de ver um peixe na água.
7. (Resposta pessoal)
8. a) (D)
b) (C)
c) (D)
d) (C)
e) (D)
9. (Resposta pessoal)
10. A linguagem conotativa desperta emoções e cria associações simbólicas para convencer o público.
11. “O tempo é um rio” – metáfora para passagem do tempo.
12. Ela estava chorando muito.
13. a) (2) Ele tinha um olhar gelado.
b) (1) O gelo derrete a zero grau.
c) (1) A primavera chegou com suas flores.
d) (2) Ele vive uma primavera no amor.
14. a) Seus olhos são duas estrelas.
b) Meu coração é um vulcão de emoções.
15. a) D
b) C
c) D
d) C
e) D
f) C
g) D
h) C
i) C
j) C
k) C
l) D
m) D
n) C
o) D
p) C
q) D
r) C
s) D
t) C
u) D
v) C
w) D
x) C
y) D
z) C
Mensagem para o público
Prezados(as) colegas professores(as),
Espero que este espaço continue sendo um valioso aliado no nosso dia a dia em sala de aula. Com muita dedicação, venho construindo este site com atividades e recursos de Língua Portuguesa para auxiliar nosso trabalho.
Para que este projeto continue crescendo e oferecendo conteúdo de qualidade, conto com o apoio de vocês. Manter o site ativo envolve custos, e qualquer contribuição, por menor que seja, faz toda a diferença.
Se você acredita no valor deste trabalho e deseja colaborar, pode fazer uma doação através do Pix, utilizando o QR code abaixo.
Agradeço imensamente o apoio de cada um de vocês. Juntos, podemos fortalecer a educação e compartilhar conhecimento.
Um abraço,
Professora Suzana