Atividade de interpretação de poema com figuras de linguagem para o 8º ano, com 15 questões variadas e gabarito. Ideal para trabalhar leitura crítica, análise poética e recursos expressivos em sala de aula.
Atividade de Língua Portuguesa – 8º Ano
Interpretação de Poema com Figuras de Linguagem
Leia o texto abaixo e responda às questões.
Poema: “A Casa” – Vinicius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nadaNinguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chãoNinguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha paredeNinguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha aliMas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
1. O que torna a casa do poema “engraçada”?
a) Ela era colorida demais.
b) Era muito grande.
c) Não tinha teto, nem chão, nem parede.
d) Tinha muitos móveis antigos.
2. Explique, com suas palavras, o que a ausência de teto, chão e parede simboliza na construção do poema.
3. A expressão “rua dos bobos, número zero” é um exemplo de:
a) Hipérbole
b) Metáfora
c) Ironia
d) Eufemismo
4. Por que o autor pode ter escolhido esse endereço fictício para a casa?
5. O verso “Mas era feita com muito esmero” apresenta uma figura de linguagem. Qual é ela?
a) Ironia
b) Hipérbole
c) Antítese
d) Paradoxo
6. Que efeito de sentido o uso do paradoxo provoca no poema?
7. O tom predominante do poema é:
a) Triste e melancólico
b) Engraçado e irônico
c) Revoltado e agressivo
d) Sério e técnico
8. Identifique uma figura de linguagem usada no poema e explique seu efeito no texto.
9. Quando o autor diz que “ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede”, ele está usando uma imagem:
a) Literal
b) Técnica
c) Absurda para provocar humor
d) Científica
10. Que crítica social pode estar implícita no poema, apesar de seu tom leve?
11. O tipo de linguagem usada no poema é:
a) Técnica e objetiva
b) Formal e rebuscada
c) Coloquial e acessível
d) Jurídica e complexa
12. Como a linguagem simples contribui para a compreensão e o humor do poema?
13. Qual é o gênero textual do poema “A Casa”?
a) Narrativo
b) Injuntivo
c) Poético
d) Dissertativo
14. Você acha que o poema pode ter uma interpretação além do sentido literal? Justifique sua resposta.
15. Reescreva um dos versos do poema com suas palavras, mantendo o sentido e criando uma figura de linguagem diferente da usada pelo autor.
Gabarito:
1. c) Não tinha teto, nem chão, nem parede.
2. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que a ausência desses elementos básicos representa uma situação absurda, fantasiosa ou uma crítica implícita a construções sem estrutura ou planejamento.
3. c) Ironia
4. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno compreenda o tom cômico ou crítico do endereço fictício, indicando algo inexistente ou sem lógica.
5. d) Paradoxo
6. O paradoxo gera um contraste que provoca reflexão. Mesmo sem ter estrutura alguma, a casa foi feita com “muito esmero”, o que gera humor e também pode ser uma crítica.
7. b) Engraçado e irônico
8. Resposta esperada: por exemplo, a ironia em “rua dos bobos, número zero” ou o paradoxo “feita com esmero”, que causam humor e crítica.
9. c) Absurda para provocar humor
10. Resposta pessoal. Pode-se interpretar como uma crítica à aparência sem funcionalidade, à hipocrisia social ou à falta de sentido em algumas construções sociais.
11. c) Coloquial e acessível
12. Resposta esperada: a linguagem simples aproxima o leitor, facilita a compreensão e reforça o tom humorístico.
13. c) Poético
14. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba o sentido além do literal, como crítica, humor ou imaginação.
15. Resposta pessoal. Exemplo: “Ninguém podia se esconder lá dentro / porque nem sombra ela sabia fazer.” — com uso de personificação.