ATIVIDADE: Liberdade de expressão x Discurso de ódio

Esta atividade sobre “pensamento crítico: liberdade de expressão x discurso de ódio” pode ser baixada em PDF no fim desta página, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom proveito desse material, pois foi feito com carinho.

assim

COMPATILHE NOSSO SITE

dessa forma

Posicionamento crítico: liberdade de expressão x discurso de ódio - professora suzana

mas

ATIVIDADE – Liberdade de expressão x discurso de ódio

certamente

Leia atentamente os textos e responda às questões.

Texto 1 – Liberdade de expressão

“A liberdade de expressão é essencial para a democracia, pois garante que todos tenham o direito de expor suas opiniões, sejam elas críticas, artísticas ou políticas. No entanto, essa liberdade não é ilimitada: quando se transforma em discurso de ódio, pode causar danos irreparáveis ​​à dignidade e à segurança das pessoas.”

Texto 2 – Discurso de ódio

“Discurso de ódio é toda comunicação que degrada, desumaniza ou incita à violência contra indivíduos ou grupos com base em características como raça, religião, gênero ou orientação sexual. Já a liberdade de expressão protege ideias e opiniões, mesmo que polêmicas, desde que não violenta os direitos de outras pessoas.”

Liberdade de expressão x Discurso de ódio

1. Qual é o principal argumento do Texto 1 sobre a importância da liberdade de expressão?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. De acordo com o Texto 2 , como podemos diferenciar a liberdade de expressão do discurso de ódio?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual é o limite imposto à liberdade de expressão mencionado nos dois textos?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Por que o discurso de ódio pode ser considerado um risco à convivência em sociedade?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Reflita: Você acha que as redes sociais ajudam a fortalecer ou a combater o discurso de ódio? Explique sua opinião. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Como a liberdade de expressão pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Escreva um parágrafo explicando se você acredita que a liberdade de expressão deve ter limites. Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Imagine que você está explicando a um amigo o que é discurso de ódio. Como você definiria esse termo com base nos textos?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Qual seria a melhor maneira de combater o discurso de ódio sem prejudicar a liberdade de expressão?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Leia o seguinte cenário:

“Em uma sala de aula, um aluno faz piadas sobre a religião de outro colega. Quando é repreendido, ele afirma que estava apenas exercendo sua liberdade de expressão.”

 

a) Como você analisaria essa situação?_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Isso seria liberdade de expressão ou discurso de ódio? Por quê?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. Em outro cenário, um influenciador digital faz críticas diversas às decisões políticas de um governante. Você considera isso liberdade de expressão ou um limite ao direito de crítica? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Encontre e descreva dois exemplos reais de casos em que a liberdade de expressão foi confundida com discurso de ódio.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Cite um artigo ou lei brasileira que regula a questão do discurso de ódio e da liberdade de expressão. Explique seu conteúdo resumidamente.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Na sua opinião, como as escolas podem ajudar os alunos a compreenderem a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Se você pudesse criar uma campanha sobre respeito nas redes sociais, que mensagem principal você destacaria?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

mas
contudo
afinal

BAIXAR ATIVIDADE

GABARITO

então
além disso
certamente

1 comentário em “ATIVIDADE: Liberdade de expressão x Discurso de ódio”

  1. Pingback: Atividade: Classes Gramaticais - Professora Suzana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima