Simulado 14 SAEB – 9º Ano (com Gabarito)

simulado de língua portuguesa - SAEB - professora suzana

 

Simulado SAEB – 9º Ano

 

Leia o texto abaixo e responda às questões.

 

A importância da empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que o outro sente. Diferente da simpatia, que é apenas um sentimento de afeição, a empatia exige um esforço de compreensão. Em tempos de redes sociais e interações digitais, desenvolver a empatia pode parecer mais difícil, mas é ainda mais necessário. Entender as dores, alegrias e experiências alheias é um passo importante para a convivência harmoniosa em sociedade. Praticar a escuta ativa, o respeito às diferenças e o diálogo são formas de exercitar a empatia no cotidiano.

Fonte: Adaptado de Brasil Escola (https://brasilescola.uol.com.br)

1. (D5 – Inferir uma informação implícita no texto)
A principal mensagem do texto é:
a) A empatia é mais importante do que a simpatia.
b) A empatia está se tornando desnecessária no mundo atual.
c) A empatia ajuda a melhorar a convivência entre as pessoas.
d) As redes sociais facilitam o exercício da empatia.

2. (D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes do texto)
Segundo o texto, por que a empatia é ainda mais necessária atualmente?
a) Porque as redes sociais são simpáticas.
b) Porque as pessoas deixaram de sentir emoções.
c) Porque há mais convivência presencial do que digital.
d) Porque as interações digitais dificultam a compreensão do outro.

Leia o texto abaixo e responda às questões.

O voo do beija-flor

Pequeno, ágil e colorido, o beija-flor é uma das aves mais fascinantes da natureza. Com seu voo rápido e preciso, consegue pairar no ar e extrair o néctar das flores com o bico longo e fino. Seu coração pode bater até 1.200 vezes por minuto, e suas asas se movem em média 80 vezes por segundo. Além disso, é uma ave territorialista, que defende suas flores com agressividade. Apesar do tamanho reduzido, o beija-flor é um gigante em energia e resistência.

Fonte: Adaptado de Ciência Hoje das Crianças (https://chc.org.br)

3. (D2 – Estabelecer relação entre partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade)
A expressão “além disso”, usada no texto, serve para:
a) Contrapor informações.
b) Reforçar a ideia anterior com mais dados.
c) Finalizar o argumento.
d) Retomar o primeiro parágrafo.

4. (D7 – Identificar a tese de um texto)
Qual a ideia central do texto?
a) O beija-flor é uma ave frágil por ser pequeno.
b) O beija-flor é bonito, mas não resiste a grandes esforços.
c) O beija-flor se destaca por sua beleza e comportamento territorial.
d) O beija-flor é surpreendente pela sua força e agilidade.

5. (D13 – Identificar o significado de palavras ou expressões usadas no texto)
No trecho “é um gigante em energia e resistência”, a palavra “gigante” foi usada com o sentido de:
a) Tamanho literal.
b) Força física descontrolada.
c) Destaque exagerado.
d) Grande capacidade, apesar do tamanho.

Leia o texto abaixo e responda às questões.

O futuro do trabalho

A automação e a inteligência artificial estão transformando o mercado de trabalho. Tarefas repetitivas e operacionais tendem a ser substituídas por máquinas. Por outro lado, habilidades humanas como criatividade, empatia e pensamento crítico estão ganhando destaque. As profissões do futuro exigirão flexibilidade, atualização constante e capacidade de lidar com situações complexas. Investir em educação e formação contínua será essencial para acompanhar as mudanças e garantir espaço no mercado.

Fonte: Adaptado de Revista Galileu (https://revistagalileu.globo.com)

6. (D5 – Inferir uma informação implícita no texto)
Pode-se inferir que, no futuro, os trabalhadores:
a) Serão todos substituídos por robôs.
b) Não precisarão mais estudar.
c) Precisarão desenvolver habilidades que as máquinas não possuem.
d) Trabalharão apenas com tarefas operacionais.

7. (D6 – Identificar o objetivo de textos de diferentes gêneros)
O objetivo principal do texto é:
a) Divulgar um curso de inteligência artificial.
b) Advertir sobre os perigos das máquinas.
c) Informar sobre as mudanças no mercado de trabalho.
d) Convencer o leitor a trocar de profissão.

8. (D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes do texto)
Segundo o texto, por que será necessário investir em formação contínua?
a) Porque os salários estão mais baixos.
b) Para evitar ser substituído por máquinas.
c) Para acompanhar as mudanças e se manter no mercado.
d) Porque a tecnologia não é confiável.

Leia o texto abaixo e responda às questões.

 

A água e seu valor

A água é essencial para a vida, mas seu uso consciente ainda é um desafio. Em muitas regiões, o desperdício e a poluição comprometem o acesso à água potável. Medidas como reaproveitamento da água da chuva, economia no uso doméstico e tratamento adequado de resíduos podem fazer a diferença. Mais do que um recurso natural, a água é um bem comum que exige cuidado e responsabilidade coletiva.

Fonte: Adaptado de WWF Brasil (https://www.wwf.org.br)

9. (D7 – Identificar a tese de um texto)
Qual é a tese defendida pelo texto?
a) A água é um recurso ilimitado.
b) A água deve ser privatizada.
c) É necessário cuidar da água para garantir seu uso futuro.
d) Só o governo pode cuidar da água.

10. (D1 – Localizar uma informação explícita no texto)
Segundo o texto, o que compromete o acesso à água potável?
a) O alto custo das tarifas.
b) O desperdício e a poluição.
c) O uso exclusivo da indústria.
d) A falta de reservatórios.

Leia o texto abaixo e responda às questões.

 

As histórias em quadrinhos

As histórias em quadrinhos (HQs) combinam linguagem verbal e visual para contar narrativas de forma dinâmica. Esse gênero conquistou leitores de todas as idades ao longo do tempo, indo muito além dos super-heróis. Atualmente, encontramos HQs que tratam de temas históricos, sociais, científicos e até autobiográficos. O que as torna tão atraentes é a capacidade de transmitir emoção e informação de maneira acessível e envolvente.

Fonte: Adaptado de Nexo Jornal (https://www.nexojornal.com.br)

11. (D6 – Identificar o objetivo de textos de diferentes gêneros)
O texto tem como objetivo:
a) Criticar o uso de HQs nas escolas.
b) Relatar a história de um super-herói famoso.
c) Informar sobre o alcance e a variedade das HQs.
d) Ensinar como criar uma HQ.

12. (D13 – Identificar o significado de palavras ou expressões usadas no texto)
A expressão “de forma dinâmica” pode ser substituída, sem mudar o sentido, por:
a) De modo devagar.
b) De maneira atrativa e movimentada.
c) Com dificuldade de entendimento.
d) De maneira formal e acadêmica.

Leia o texto abaixo e responda às questões.

 

A bicicleta e a cidade

Em grandes cidades, a bicicleta tem se mostrado uma alternativa sustentável de transporte. Ela contribui para a redução da poluição e melhora a qualidade de vida. Além de ser econômica, pedalar proporciona benefícios à saúde. No entanto, a falta de ciclovias seguras ainda é um obstáculo. Para que mais pessoas adotem esse meio de transporte, é necessário que o poder público invista em infraestrutura e segurança para os ciclistas.

Fonte: Adaptado de Ecoa/UOL (https://www.uol.com.br/ecoa)

13. (D5 – Inferir uma informação implícita no texto)
Pode-se inferir que, com mais ciclovias seguras, haverá:
a) Mais acidentes.
b) Aumento do uso de carros.
c) Menor uso de bicicletas.
d) Maior incentivo ao uso da bicicleta.

14. (D2 – Estabelecer relação entre partes do texto)
A palavra “no entanto”, usada no texto, indica:
a) Contraste.
b) Causa.
c) Continuidade.
d) Explicação.

15. (D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes do texto)
Segundo o texto, pedalar pode contribuir para:
a) Aumentar o trânsito.
b) Aumentar a poluição.
c) Melhorar a saúde e o meio ambiente.
d) Reduzir o número de ciclovias.

GABARITO:

1. Alternativa correta: C.
2. Alternativa correta: D.
3. Alternativa correta: B 
4. Alternativa correta: D
5. Alternativa correta: D
6. Alternativa correta: C 
7. Alternativa correta: C 
8. Alternativa correta: C 
9. Alternativa correta: C 
10. Alternativa correta: B 
11. Alternativa correta: C 
12. Alternativa correta: B
13. Alternativa correta: D
14. Alternativa correta: A
15. Alternativa correta: C 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima