Variedade Linguística – Atividade (com gabarito)

Esta atividade sobre “variedade linguística” pode ser baixada em PDF ao final da página, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom proveito deste material, pois é gratuito e feito com carinho.

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Atividade - Variedade Linguística (com Gabarito) - professora Suzana

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – VARIEDADE LINGUÍSTICA

 

Leia os textos abaixo e responda às questões propostas.

Texto 1

“Eu num vou pra escola hoje, não! Tô cansado demais. Ontem trabalhei o dia inteiro ajudando meu pai na roça. Nem deu tempo de descansar direito. Amanhã eu volto, mas hoje não vai dar.”

Fonte: Diálogo imaginário, representando a fala popular em regiões do Nordeste.

porque

Texto 2

“Eu não vou à escola hoje, pois estou muito cansado. Ontem passei o dia auxiliando meu pai em tarefas de grande exaustão na propriedade rural. Preciso de um dia para repousar e retomar minhas atividades com ânimo renovado.”

Fonte: Construção formal, utilizada em textos acadêmicos ou oficiais.

 

Texto 3

“Tem uns troço que é difícil de entender, mano. Tipo, ontem no trampo, o chefe pediu pra fazer um bagulho que nunca tinha feito antes. Tive que me virar pra dar conta, mas deu certo no fim.”

Fonte: Fala do cotidiano, típica de jovens em contextos urbanos.

embora

 

1. Compare os textos 1 e 2, identificando as diferenças no uso da linguagem. Explique em que situações cada variedade seria mais apropriada.

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2. O texto 1 apresenta elementos característicos de uma variedade:

a) Formal
b) Regional
c) Técnica
d) Literária

contudo

3. Explique a relação entre variedade linguística e preconceito linguístico. Você já presenciou situações em que o modo de falar de alguém foi motivo de discriminação? Relate.

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4. A expressão “tem uns troço” do texto 3 é exemplo de:

a) Regionalismo do Norte
b) Gíria urbana
c) Linguagem formal
d) Termo científico

 

5. Explique por que é importante estudar a variedade linguística na escola. Dê exemplos de como esse estudo pode enriquecer o processo de comunicação.

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6. A frase do texto 2 está em qual registro de linguagem?

a) Coloquial
b) Regional
c) Formal
d) Informal

sobretudo

7. Aponte três exemplos de como a tecnologia influenciou as variedades linguísticas nos últimos anos (por exemplo, redes sociais, mensagens de texto, etc.).

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Observe a imagem abaixo:

Variedade Linguística - professora suzana

pois

8. A linguagem utilizada na imagem é exemplo de:

a) Linguagem literária
b) Linguagem técnica
c) Linguagem formal
d) Linguagem digital

mas

9. Como você avalia o uso de gírias e abreviações em contextos formais, como entrevistas de emprego? Justifique sua resposta.

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10. A variedade linguística utilizada em ambientes formais e oficiais é chamada de:

a) Gíria
b) Registro coloquial
c) Registro formal
d) Dialeto regional

porém

11. Explique o conceito de dialeto regional e dê exemplos de como ele aparece na música brasileira.

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12. A frase “Tô indo pra lá agora” é um exemplo de:

a) Registro formal
b) Registro coloquial
c) Linguagem técnica
d) Linguagem arcaica

certamente

13. Você acredita que há uma “variedade linguística ideal” ou que todas são igualmente válidas? Justifique sua opinião.

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14. O preconceito linguístico está associado a:

(a) Valorização das gírias
(b) Discriminação com base no modo de falar
(c) Exclusão das variedades formais
(d) Incentivo à linguagem popular

então

15. Crie uma frase utilizando linguagem formal e, em seguida, reescreva a mesma frase de forma coloquial.

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mas
além disso
todavia

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pois
porque
certamente

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