ATIVIDADE: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – 8º ANO

Esta atividade de leitura e interpretação de texto – 8º ano pode ser baixada em PDF ao final desta página, assim como seu respectivo gabarito. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.

 

COMPARTILHE NOSSO SITE!!

 

Leitura e interpretação de texto 8º ano - professora Suzana 

 

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – 8º ANO

 

Leia o texto a seguir e responda às questões.

 

O Mistério do Farol Abandonado

 

Um grupo de jovens corajosos, estudantes do oitavo ano da Escola Aventura, decidiu desvendar o mistério do farol abandonado. Liderados por Pedro, um garoto destemido, eles reuniram-se após a aula, com mochilas nas costas e lanternas em mãos, prontos para enfrentar o desconhecido.

Ao chegarem ao farol, os amigos notaram que a estrutura estava desgastada pelo tempo, com as janelas quebradas e as paredes cobertas de musgo. No entanto, a curiosidade falou mais alto, e eles adentraram cautelosamente o local.

Dentro do farol, encontraram uma escada em espiral que levava ao topo. Subiram com cuidado, ouvindo apenas o som de seus próprios passos ecoando nas paredes de pedra. Quando chegaram ao topo, depararam-se com uma sala circular, onde havia uma antiga mesa de madeira e, sobre ela, um mapa envelhecido.

O mapa mostrava a localização de um tesouro escondido nas proximidades do farol. Empolgados com a descoberta, os jovens decidiram seguir as indicações do mapa. Após algumas horas de busca, encontraram um baú enterrado contendo moedas antigas e um diário que narrava a história de um antigo guardião do farol.

Ao ler o diário, descobriram que o guardião havia escondido o tesouro para protegê-lo de piratas que aterrorizavam a região. Com a missão cumprida, os jovens retornaram à cidade, levando consigo não apenas o tesouro, mas também a satisfação de terem desvendado o mistério do farol abandonado.

disponível na Editora Goclass editoragoclass.com.br

então

1. Qual era o objetivo do grupo de jovens ao se dirigir ao farol abandonado?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Quem liderou o grupo na aventura?

A) João
B) Pedro
C) Carlos
D) Lucas

3. Descreva as condições em que o farol se encontrava quando os jovens chegaram.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O que os jovens encontraram ao chegar ao topo do farol?

A) Uma lanterna acesa
B) Um mapa envelhecido
C) Um baú de tesouro
D) Um pirata adormecido

5. Qual era o conteúdo do mapa encontrado pelos jovens?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Após encontrar o mapa, quais foram os próximos passos dos jovens?

A) Voltaram para casa
B) Decidiram procurar o tesouro indicado no mapa
C) Queimaram o mapa
D) Entregaram o mapa às autoridades

7. O que havia dentro do baú encontrado pelos jovens?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Quem era o autor do diário encontrado no baú e qual era seu conteúdo principal?

A) Um pirata; instruções para encontrar mais tesouros
B) O antigo guardião do farol; narrava a história do tesouro escondido
C) Um dos jovens; relatos da aventura
D) Um pescador; receitas de peixe

mas

9. Por que o guardião do farol decidiu esconder o tesouro?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Como os jovens se sentiram após desvendar o mistério do farol?

A) Decepcionados
B) Assustados
C) Satisfeitos
D) Indiferentes

11. Qual é o tema central do texto?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. Identifique e explique uma característica de Pedro que foi fundamental para o desenrolar da história.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Explique o significado da expressão “a curiosidade falou mais alto” no contexto do texto.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. Qual lição os jovens podem ter aprendido com essa aventura?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15. Se você fosse um dos jovens, teria agido da mesma forma? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

BAIXAR ATIVIDADE
GABARITO

 

MENSAGEM PARA O PÚBLICO

 

Prezados(as) colegas professores(as),

Espero que este espaço continue sendo um valioso aliado no nosso dia a dia em sala de aula. Com muita dedicação, venho construindo este site com atividades e recursos de Língua Portuguesa para auxiliar nosso trabalho.

Para que este projeto continue crescendo e oferecendo conteúdo de qualidade, conto com o apoio de vocês. Manter o site ativo envolve custos, e qualquer contribuição, por menor que seja, faz toda a diferença.
Se você acredita no valor deste trabalho e deseja colaborar, pode fazer uma doação através do Pix, utilizando o QR code abaixo. 

Agradeço imensamente o apoio de cada um de vocês. Juntos, podemos fortalecer a educação e compartilhar conhecimento.

Um abraço,
Professora Suzana

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima