Esta atividade sobre “pontuação” pode ser baixada em PDF ao final desta página e seu respectivo gabarito também encontra-se na área inferior desta mesma página. Professor, faça bom uso deste material, pois é gratuito e foi feito especialmente para você.
COMPARTILHE NOSSO SITE!!
ATIVIDADE SOBRE PONTUAÇÃO
Leia atentamente e resolva as questões abaixo.
1. Complete as frases abaixo com a pontuação correta e justifique sua escolha:
a) Onde você mora _____
b) Que incrível _____
c) Mariana disse _____ “Amanhã viajarei para o Rio de Janeiro.”
d) João trouxe pão _____ queijo _____ presunto e suco.
2. Reescreva as frases colocando vírgulas onde necessário e explique a função da vírgula em cada caso:
a) Meu cachorro late corre pula e brinca o dia inteiro.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Pedro Maria Lucas e Ana foram ao parque.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Ontem à noite estava frio chovendo e ventando muito.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Qual a função do ponto final nas frases? Explique e dê um exemplo próprio.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O que acontece com o significado de uma frase quando usamos um ponto de interrogação? Explique e dê um exemplo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Leia a frase abaixo e responda:
“Nossa! Que barulho foi esse?”
a) Quais sinais de pontuação aparecem na frase? ____________________________________________
b) Qual a função deles?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Como ficaria a frase sem esses sinais? Seu significado mudaria? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Coloque travessões para indicar a fala das personagens e reescreva o trecho de forma mais clara:
Maria perguntou a João se ele queria ir ao cinema. Ele respondeu que sim, mas precisaria avisar sua mãe antes.
7. Em qual alternativa o uso dos dois pontos está correto?
a) Meu pai sempre diz: “O estudo é a chave do sucesso.”
b) O professor avisou “A prova será amanhã:”
c) Vamos comprar pão: queijo presunto leite e suco.
8. Qual a função das aspas na frase abaixo? Dê mais um exemplo do uso das aspas.
“O livro ‘O Pequeno Príncipe’ é muito famoso no mundo todo.”
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Leia a frase e responda:
“Não sei… talvez eu vá à festa.”
a) O que as reticências indicam nesse caso?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Escreva outra frase com reticências e explique seu uso.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Explique o uso do parênteses na frase abaixo e crie uma frase sua utilizando parênteses corretamente:
O poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) escreveu várias obras famosas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. Escolha uma frase e reescreva-a com um novo sinal de pontuação, alterando seu sentido. Justifique a mudança.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Leia a frase: “Que maravilha!” e transforme-a em uma pergunta. O que muda no tom da frase?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13. Assinale a alternativa em que o ponto de exclamação expressa surpresa e justifique sua resposta:
a) Cuidado!
b) Que legal!
c) Parabéns!
d) Olá!
14. Forme uma pequena história e utilize pelo menos cincos tipos de pontuação diferentes. Explique a função de cada um dos sinais usados.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15. Crie um diálogo curto entre duas pessoas utilizando corretamente os sinais de pontuação. Após escrever, identifique e explique a função dos sinais que você utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
BAIXAR ATIVIDADE
GABARITO:
1. a) Onde você mora? (Ponto de interrogação indica uma pergunta)
b) Que incrível! (Ponto de exclamação expressa admiração)
c) Mariana disse: “Amanhã viajarei para o Rio de Janeiro.” (Dois pontos introduzem a fala e as aspas indicam discurso direto)
d) João trouxe pão, queijo, presunto e suco. (Vírgulas para separar itens em uma enumeração)
2. a) Meu cachorro late, corre, pula e brinca o dia inteiro. (Vírgulas separam ações que ocorrem em sequência)
b) Pedro, Maria, Lucas e Ana foram ao parque. (Vírgulas separam elementos de uma enumeração)
c) Ontem à noite, estava frio, chovendo e ventando muito. (Vírgula após adjunto adverbial deslocado e na enumeração)
3. O ponto final indica o término de uma ideia ou frase. Exemplo: Gosto de estudar português.
4. O ponto de interrogação transforma a frase em uma pergunta. Exemplo: Você gosta de estudar português?
5. a) Ponto de exclamação e ponto de interrogação. b) Exclamação para expressar surpresa e interrogação para indicar dúvida. c) Sem os sinais, a frase perderia expressividade e clareza.
6. – João, quer ir ao cinema? – perguntou Maria.
– Sim, mas preciso avisar minha mãe antes – respondeu ele.
7. Alternativa correta: a) Meu pai sempre diz: “O estudo é a chave do sucesso.” (Os dois pontos introduzem a fala direta)
8. As aspas destacam um título de obra. Exemplo: “Assisti ao filme ‘O Rei Leão’ ontem.”
9. a) As reticências indicam hesitação ou dúvida. b) Exemplo: “Eu até queria ir… mas não sei se devo.” (Mostra incerteza)
10. Os parênteses fornecem informações adicionais. Exemplo: Meu irmão (que mora longe) vem nos visitar.
.
11. Frase original: João chegou cedo.
Frase alterada: João chegou cedo? (A mudança altera o tom para questionamento)
12. “Que maravilha!” → “Que maravilha?” (A frase passa de uma exclamação para uma pergunta)
13. Alternativa correta: b) Que legal! (Expressa surpresa)
14. Exemplo: O dia amanheceu lindo. Que felicidade! Será que vai chover? (Ponto final para uma afirmação, exclamação para emoção e interrogação para dúvida)
15. – Você viu meu livro?
– Sim, está na mesa.
(Travessão marca diálogo, ponto de interrogação indica pergunta e ponto final encerra a fala)